Geral

Começa transmissão de canais do Poder Executivo na TV aberta digital

Começa transmissão de canais do Poder Executivo na TV aberta digital

Por Da Redação

Começa transmissão de canais do Poder Executivo na TV aberta digitalReprodução

A partir deste mês, a transmissão dos canais do Poder Executivo passa a ser feita na TV aberta digital. Com isso, a NBR, a TV Escola e o Canal Saúde serão transmitidos no formato de multiprogramação nos canais da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).


A transmissão dos canais do Executivo em TV aberta digital começará pelo Distrito Federal e, em janeiro de 2016, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Até o primeiro semestre do próximo ano, o processo deve ser iniciado também em Belo Horizonte e em Porto Alegre.


O acordo de cooperação foi assinado em setembro deste ano e reúne canais já existentes e também aqueles já criados pelo Decreto 5.820/06 e ainda inativos, como o Canal da Cultura. AEBC é responsável pela aquisição de equipamentos, transmissão dos canais e manutenção da infraestrutura.


A iniciativa prevê a implantação dos canais do Poder Executivo em todos os municípios com população acima de 100 mil habitantes até 2019. O cronograma, portanto, estima que o processo ocorra em mais de 380 municípios, com uma cobertura de mais de 120 milhões de pessoas.


Durante a solenidade que marcou o início da transmissão na TV aberta, o diretor-presidente daEBC, Américo Martins, avaliou o momento como um marco para a comunicação pública. ?Conseguir integrar vários canais de comunicação pública na TV aberta é um passo gigantesco para se colocar um conteúdo de qualidade e equilibrado, como no caso da TV Brasil, que tem uma missão pública?.


Para o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Edinho Silva, é importante que a população sem TV paga tenha acesso a um conteúdo de qualidade e informativo. ?Isso significa a democratização da informação. Significa oferecermos condições para que a população possa formar sua opinião tendo acesso a um conteúdo que seja crítico e que faça com que ela reflita sobre os problemas do país?.


O ministro das Comunicações, André Figueiredo, também avaliou o momento como de extrema importância, sobretudo em um país de grande diversidade étnica e cultural e com dimensões continentais. ?O ministério não descansará enquanto não vermos a democratização do acesso aos meios de comunicação. E esse é um grande passo para isso?.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.