Geral

Edital ?Elas nas Exatas? estimula a participação de mulheres na matemática e ciência

Edital ?Elas nas Exatas? estimula a participação de mulheres na matemática e ciência

Por Da Redação

O projeto Elas nas Exatas pretende estimular o ingresso de mulheres na matemática e ciência. O edital recebe inscrições até o dia 3 de novembro. Serão aceitos trabalhos de escolas públicas de ensino médio e de ONGs ligadas às escolas. As propostas que podem ser apresentadas devem ser relacionadas com feiras de desenvolvimento de projetos tecnológicos, cursos para meninas (de games e aplicativos), olimpíadas de matemática ou de robótica, feiras de ciências, feira de profissões, projetos para jovens cientistas, entre outros. Cada projeto receberá R$ 30 mil.


Pelo menos dez propostas podem ser selecionadas. O valor recebido é para a execução do projeto, que deve ser confeccionado de janeiro a dezembro de 2016, na escola, de acordo com calendário vigente. Podem participar jovens de todo o país, sejam estudantes de escolas públicas ou de grupos, e movimentos feministas que trabalham com a temática de gênero articulados à escola pública.


Apesar de representar a maioria da população brasileira, a mulher ainda é minoria nas ciências exatas. Para contribuir com a igualdade de gênero e redução desse cenário facilmente observado em salas de aula espalhadas pelo Brasil, que o Instituto Unibanco, o Fundo ELAS e a Fundação Carlos Chagas lançaram edital Gestão Escolar para Equidade: Elas nas Exatas.


O projeto será utilizado como ferramenta no combate ao preconceito, como o sofrido pela administradora de sistemas Camila Marques, 26 anos. Ela diz sofrer preconceito, mesmo completando uma graduação em Sistema da Informação e atuar na área.  ?O preconceito é grande, inclusive de professores e alunos. Hoje, é difícil encontrar, por exemplo, um orientador na pós-graduação para uma mulher. Existe o estereótipo de que é preciso homens nas áreas mais técnicas?, comenta Camila.


Inscrição


O formulário de inscrição no edital Elas nas Exatas pode ser baixado pelos sites do Fundo ELAS (www.fundosocialelas.org), do Instituto Unibanco (www.institutounibanco.org.br) e da Fundação Carlos Chagas (www.fcc.org.br). As inscrições devem ser feitas somente pelos Correios.


Os projetos serão selecionados pelo Comitê de seleção do Fundo ELAS, com participação de representantes do Instituto Unibanco e da Fundação Carlos Chagas. A implementação dos projetos será acompanhada pelo Fundo ELAS e avaliada pela Fundação Carlos Chagas, com o objetivo de identificar os resultados alcançados e sistematizar as experiências que tenham potencial de replicação em outras escolas.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.