Geral

FHC ironiza PT sobre decisão de não aceitar doações privadas

FHC ironiza PT sobre decisão de não aceitar doações privadas

Por Da Redação

FHC ironiza PT sobre decisão de não aceitar doações privadasReprodução Janaina Garcia / Terra

Principal estrela do Fórum de Comandatuba ? evento que reúne políticos e empresários, anualmente, em um hotel de luxo no sul da Bahia -, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) distribuiu neste domingo farpas ao PT e classificou como ?jogada política? o anúncio do partido de que não aceitará mais doações de empresas privadas . ?Depois da porta arrombada, querem fechá-la? Não dá, né??, ironizou.


O anúncio de que as doações de pessoas jurídicas não serão mais aceitas foi feito pela executiva nacional petista na última sexta-feira ? quando o PT também anunciou o novo tesoureiro, o ex-deputado Marcio Macedo, depois de o ex-ocupante do cargo, João Vaccari Neto, ser preso pela Polícia Federal dentro da Operação Lava Jato.


Para o tucano, que é também presidente de honra do PSDB, o fim das doações empresariais não pode ser entendido como forma de se acabar com casos de corrupção como o petrolão, alvo da Lava Jato, nem como o mensalão, pelo qual outro tesoureiro petista, Delúbio Soares, também acabou preso.


?É uma proposta fora de momento; eles [petistas] têm que primeiro explicar se teve um abuso no uso de recursos públicos nas campanhas?, opinou. ?Isso é jogada politica?. Por outro lado, indagado se o PSDB também adotaria o fim de recursos empresariais, o ex-presidente foi lacônico: alegou não participar ?do dia do partido?, na condição de presidente de honra.


?Não estou no dia a dia do partido; a tendência de se aprovar é a de limitar os recursos, e certamente mais provavelmente para pessoas físicas que para empresas?, disse.


Defensor de uma política de legalização da maconha, FHC fez uma analogia entre o assunto e as doações de campanha: ?É como droga: se resolve reduzindo o consumo, a gastança na campanha. É fazer [campanha] em distritos menores, fazer com que na TV haja acesso direto [aos políticos] sem muito marketing… Se não abaixar o custo, as pessoas vão acabar achando dinheiro de maneira ilegal, o que é pior. Melhor então ter regras mais claras de como reduzir o custo?, avaliou.


“Extinção do PT”

Indagado sobre posições de parlamentares da oposição ? entre as quais, do também tucano Carlos Sampaio (SP) e do líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado ? de que o PT deveria ou corre o risco de ser extinto, em meio a prisões de dirigentes, o ex-presidente rechaçou a hipótese.


?Eu sou contra. O PT é um partido importante, gente, um partido que contribuiu em muitos momentos da vida brasileira. Como se faz democracia extinguindo partido? Vão voltar à época em que transformaram em ilegal o Partido Comunista? Não, não é isso. O PT tem que coibir os abusos que ele próprio fez; a sociedade tem que ser contra os escândalos de corrupção, mas não é com isso que vão dizer um ?fecha o PT?. Não tem sentido?.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.