Geral

Cerca de 60% do pescado analisado pelo IBAMETRO é reprovado em testes

Cerca de 60% do pescado analisado pelo IBAMETRO é reprovado em testes

Por Da Redação

Cerca de 60% do pescado analisado pelo IBAMETRO é reprovado em testesDivulgação/Ascom IBAMETRO

Cerca de 60% dos 15 tipos de pescados analisados pelos técnicos do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (IBAMETRO) foram reprovados. Os dados fazem parte de um resultado parcial, divulgado pela assessoria do órgão na tarde desta terça-feira (24), que integra a Operação Páscoa. Durante o processo, os profissionais visitam estabelecimentos comerciais, onde recolhem o material para análise.


O diretor-geral do IBAMETRO, Randerson Leal, alerta a população sobre os pescados, item que apresentou o alto índice de reprovação de 43% na operação do ano passado. ?Algumas pessoas pensam que, para verificar os pescados, basta descongelar o peixe, pondo-o no micro-ondas, mas este trabalho de verificação deve ser feito pelo Instituto, que usa uma metodologia técnica de desglaciamento do pescado?, explica.


Os estabelecimentos em que forem encontradas irregularidades, bem como os fabricantes dos produtos, terão até dez dias para apresentar defesa ao órgão e estarão sujeitos às penalidades previstas na lei, com multas que variam de R$ 100,00 a R$ 1,5 milhão. Os consumidores podem apresentar denúncias por meio da Ouvidoria do Ibametro pelo telefone 0800-071-1888.


O IBAMETRO)realiza, até 02 de abril, a Operação Páscoa. O objetivo é verificar se produtos largamente consumidos nesta época, como ovos de chocolate e pescados embalados, estão sendo comercializados com a pesagem correta. O conteúdo do produto deve pesar exatamente o que está informado na embalagem, evitando prejuízos ao consumidor. A fiscalização acontece na capital e interior do estado.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.