Apesar de campanha, estoque de sangue do Hemoba permanece baixo
Apesar de campanha, estoque de sangue do Hemoba permanece baixo
Mesmo com as campanhas de incentivo realizadas na imprensa e nas redes sociais, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) está em alerta devido o baixo estoque de bolsas de sangue e componentes sanguíneos. Para reverter o quadro, a instituição convoca os doadores a comparecer à sua sede, na Avenida Vasco da Gama, na Ladeira do HGE, das 7h30 às 18h30 e no plantão especial montado para este sábado (21), que funciona no mesmo horário.
Segundo a assessoria do Hemboba, a situação pode ficar mais crítica no Feriado de Semana Santana por conta dos acidentes nas estradas, por isso é importante recuperar o estoque de segurança, considerado insuficiente para atender a demanda dos hospitais de Salvador e Região Metropolitana.
Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde; pesar 50 quilos ou mais; e ter idade entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, para cada doação. É necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura, e portar um documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista ou de reservista) em bom estado de conservação.
Não podem doar sangue mulheres grávidas, em fase de amamentação, ou no período de três meses após o parto; aqueles que tiverem ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação; que tiverem feito tatuagem ou piercing há menos de 1 ano; e os que tiveram hepatite após os dez anos de idade.