Geral

Varejo baiano cresce, mas fica em 12º lugar no ranking nacional

Varejo baiano cresce, mas fica em 12º lugar no ranking nacional

Por Da Redação

Varejo baiano cresce, mas fica em 12º lugar no ranking nacionalAgência Brasil

O comércio varejista na Bahia registrou crescimento de 2,6% nas vendas no mês de novembro de 2014, em comparação ao mesmo período do ano anterior, segundo informações da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados foram analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).


Quando comparada aos demais estados brasileiros, a taxa apresentada levou a Bahia a ocupar a 12ª posição, em termos de magnitude para o Indicador do Volume de Vendas no país. Na análise sazonal, o varejo na Bahia cresceu 2,6%, acima da taxa de outubro (0,3%).


O moderado crescimento no volume de negócios na Bahia pode ser atribuído à base de comparação, uma em novembro de 2013, quando o setor cresceu 8,1%. Outros aspectos foram a queda na confiança dos consumidores e o endividamento das famílias, dada a conjuntura de alta nos juros e na inflação, mesmo com a antecipação da parcela do 13º salário.


Em novembro de 2014, cinco dos oito ramos que compõem o Indicador do Volume de Vendas apresentaram resultados positivos. Listados pelo grau de magnitude das taxas em ordem decrescente foram outros artigos de uso pessoal e doméstico (23,6%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (9,8%); móveis e eletrodomésticos (2,5%); livros, jornais, revistas e papelaria (1,9%); e combustíveis e lubrificantes (0,2%).


Registraram comportamento negativo hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,8%); tecidos, vestuário e calçados (-1,4%); e equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-7,8%). No subgrupo de super e hipermercados houve estabilidade nos negócios (0,3%). Para os subgrupos de móveis e o de eletrodomésticos, os resultados apurados foram alternados. Enquanto o primeiro registrou decréscimo de 5,5%, o segundo cresceu 6,3%. Mais detalhes estão disponíveis no site da SEI.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.