Esportes

França conquista título inédito da Liga Mundial de vôlei

França conquista título inédito da Liga Mundial de vôlei

Por Da Redação

França conquista título inédito da Liga Mundial de vôleiDivulgação/Inovafoto/CBV

Jogar uma Fase Final de Liga Mundial no Brasil, casa do time que dominou o cenário do voleibol mundial nos últimos anos, em um evento-teste para os Jogos Olímpicos de 2016, e vindos da segunda divisão do campeonato não parecia uma tarefa simples para a França. Mas a equipe dirigida pelo técnico Laurent Tillie suportou toda a pressão, chegou à final, e, neste domingo (19.07), venceu a Sérvia por 3 sets a 0 (25/19, 25/21 e 25/23). Esse foi o primeiro título dos franceses na Liga Mundial.


A França começou a partida com ritmo forte e, ao abrir 3/0, a Sérvia pediu tempo. Na volta, os franceses mantiveram a boa atuação e ainda fizeram 5/0. Demonstrando bom poder de reação, os sérvios chegaram ao empate em 7/7. Os franceses não deram facilidade ao adversário e colocaram cinco de vantagem (16/11). O time da França seguiu melhor e fechou o primeiro set em 25/19.


A Sérvia conseguiu ponto de saque e fez 4/2. A França, no entanto, virou o placar e, no primeiro tempo técnico, tinha um de vantagem (8/7). O set ganhou ainda mais equilíbrio em 11/11. Com ponto de bloqueio, a Sérvia encostou no marcador em 17/16, porém a França voltou a abrir vantagem (21/18). Com um erro de saque de Okolic, da Sérvia, os franceses chegaram à vitória no segundo set por 25/21.


O terceiro set começou equilibrado, com a Sérvia se mantendo à frente no marcador (5/4) e chegando em vantagem ao primeiro tempo técnico (8/6). A França empatou em 10/10, mas a Sérvia voltou a comandar o placar em 13/11. Os franceses, então, fizeram 16/14 e os sérvios empataram (16/16). A equipe da Sérvia voltou a pontuar bem e, no saque, chegou a 20/17. E, mais uma vez, a França buscou: 22/22. Com ace, os franceses fizeram 24/23 e, na sequência, 25/23.


“Ser campeão da Liga Mundial é uma sensação incrível. Foi uma longa caminhada até esta final Nós começamos há três meses e enfrentamos muitas equipes poderosas. Nós chegamos a esta conquista porque mantivemos o foco o tempo todo, a cada ponto. Nós estávamos concentrados o suficiente para definir em nosso favor os momentos críticos da partida. Isso foi fundamental para nossa vitória hoje”, contou o treinador francês Laurent Tillie.


O levantador e capitão da França, Benjamin Toniutti, teve certa “dificuldade” de expressar a emoção de vencer pela primeira vez a Liga Mundial.


“Nós chegamos aqui sem tanta pressão como os outros times, pois viemos do Grupo 2 (uma espécie de segunda divisão). Nós ganhamos do Brasil em 2013 (em São Paulo) e sabíamos que poderíamos repetir a façanha. Ser campeão é algo fantástico, não sei nem explicar como me sinto, mas não é algo para se pensar agora. Nós estamos muito felizes pois treinamos muito, foram longos três meses, e agora voltaremos para a França com o troféu, as palavras não são suficientes para descrever este sentimento”, desabafou Toniutti.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.