Esportes

“E NÃO É SÓ ISSO”: Diretor do Bahia lança curso e usa técnicas de venda de Walter Mercado e Organizações Tabajara

“E NÃO É SÓ ISSO”: Diretor do Bahia lança curso e usa técnicas de venda de Walter Mercado e Organizações Tabajara

Por André Uzêda

“E NÃO É SÓ ISSO”: Diretor do Bahia lança curso e usa técnicas de venda de Walter Mercado e Organizações TabajaraCrédito: Luciano da Mata - Jornal A Tarde

“Posso tirar esse vídeo do ar a qualquer momento”.


TCHAM!


“Eu já ensinei a literalmente milhares de alunos os segredos que ninguém te conta”.


TCHARAM!


“O que revelo aqui é bastante polêmico”.


TCHARATCHAM!


“Parece bom demais pra ser verdade, mas depois que você assistir vai se impressionar com as mudanças causadas”.


SENHORAS E SENHORES!


“Esses minutos vão mudar sua carreira para sempre”.


COM VOCÊS….


“Tive algumas vezes na Europa”.


JORGE AVANCINI


 


Não entendeu nada do texto até aqui? Não se preocupe.


Parodiando o personagem que ilustra esta reportagem: “Lendo este texto até o fim você vai entender tudo direitinho.Te garanto! Se não entender nada me procure que, no fim, devolveremos seu dinheiro”.


(risos irônicos)


Pois bem! Jorge Avancini é o diretor de mercado do Esporte Clube Bahia desde 2015, contratado no início da gestão do atual presidente Marcelo Sant’Ana. Pela atuação no clube, enfrenta críticas por ter lançado um plano de sócios com valores muito acima do que o torcedor pode, efetivamente, pagar.


Contratado com pompa e grife, até aqui, Avancini não fez deslanchar o número associações do Bahia, a despeito do potencial de captação da massa azul, vermelho e branca: são apenas 9 mil adimplentes.


O diretor, no entanto, parece dar de ombros para avaliações externas ao seu desempenho. Sua autoestima é grande o suficiente para escudar qualquer crítica que venha a sofrer. Avancini tem Avancini em alta conta.


Em um vídeo que mantém na internet, o diretor vende um curso de marketing esportivo, que,  segundo o próprio, “vai mudar sua vida”.


Ele diz ter desenvolvido um método próprio e afirma que já ajudou “diversas organizações” — mas não especifica quais.


E prossegue convicto: “Sei o que dá certo e o que não dá certo”.


O vídeo é cercado de frases autorreferenciais, cabotinas e, em vários momentos, remete ao astrólogo Walter Mercado (lembram dele?). Mercado fez sucesso na década de 1990 vendendo serviços místicos de forma enfática. Tinha até um bordão imperativo ao fim de cada comercial.


“Ligue já”, dizia ele, com sotaque porto-riquenho marcando cada sílaba.


Relembre:



A comparação tem caráter ambivalente. A todo momento, Avancini diz conhecer bem Mercado — não o astromante, mas o “negócio”, o “business”, o “mundo do marketing”.


“Já trabalhei com executivos supertalentosos”, garante.


E prossegue: “Meu desafio é dar a  língua que o business esportivo é desenvolvido (…) atingindo resultados nunca antes imaginados e mudando sua carreira para sempre”.


Em dado momento, Avancini lança uma pergunta que mesmo responde: “Avancini, o que você ganha com isso? Por que você decidiu, depois de tantos anos de carreira e aprendizado, dividir esse seu conhecimento que é tão valioso?”


A resposta é uma convocação: “Juntos podemos criar uma indústria fortíssima no futebol. Quanto mais este mercado se profissionalizar e crescer maior será a curva do mercado de crescimento como um todo”.


E arremata com uma metáfora náutica: “É aquela famosa ideia de que, quando a maré sobe, todos os barcos sobem juntos”.


Assim como o diretor tagarela estamos aqui há algum tempo enrolando antes de mostrar o “valioso” vídeo.


Esta parece ser justamente a tática de Avancini. Sua postagem tem 31 minutos e 34 segundos. Boa parte do tempo ele fala, fala, fala tentando convencer o espectador. Somente aos 23 minutos e nove segundos dá o preço: 3 parcelas de R$ 97 (no total, R$ 291).


“Talvez este seja o melhor investimento da sua vida”, diz ele, assim que revela o custo.


“É um preço de banana”, avalia, em dado momento.


No melhor estilo de sites que vendem quinquilharias na internet, o hábil mercador emenda algo como: “e não é só isso”.


O termo foi imortalizado pelo humorístico Casseta & Planeta, que parodiava estas empresas virtuais por meio da fictícia “Organizações Tabajara” — que vendia todo tipo de bugiganga com um comercial exagerado.


“Agora seus problemas acabaram”, brincavam os ex-globais.


Relembre:



Avancini afirma que desenvolveu um “programa de arrependimento” — que dura uma semana. Trocando em miúdos, se cliente não gostar do curso oferecido tem como recuperar “100% do seu dinheiro de volta”.


Sim! Mas chega de tanta enrolação.


Vamos mostrar finalmente o vídeo de Avancini.


TCHARATCHAM!



Bem, cada um pode gostar ou não. Avaliação pessoal fica ao encargo de cada um.


Em nossa avaliação, por uma espécime de vergonha alheia, achamos que Avancini bem que poderia se adiantar e recorrer logo ao expediente que abre este texto:


Tirar logo esse vídeo do ar!


 


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.