Brasil conquista quatro ouros na etapa final da Copa do Mundo de boxe
País encerra torneio com nove pódios, em 1º no quadro de medalhas
O boxe brasileiro fechou com chave de ouro sua participação na última etapa da Copa do Mundo da modalidade, realizada em Sheffield, na Inglaterra. O país terminou o torneio no topo do quadro de medalhas, conquistando um total de nove pódios, sendo seis deles no último dia de competições, neste sábado (30). O Brasil brilhou com quatro medalhas de ouro, além de duas pratas e três bronzes.
As vitórias mais marcantes do dia ficaram por conta dos campeões Jucielen Romeu, Luiz Oliveira, o "Bolinha", Breno de Carvalho, o "Zebim", e Joel da Silva. Jucielen Romeu levou a melhor sobre a inglesa Vivien Parsons e garantiu o ouro com uma vitória unânime dos juízes. Bolinha, Zebim e Joel também conquistaram a medalha dourada em suas respectivas categorias, destacando-se com vitórias claras sobre seus adversários: o japonês Harada Shudai, o compatriota Nishiyama Shion e o italiano Diego Lenzi.
Já as medalhas de prata ficaram com Rebeca Lima (até 60 kg) e Viviane Pereira, a "Tanque" (até 75 kg), que perderam suas finais para pugilistas sul-coreanas.
Além das conquistas de ouro e prata, o Brasil também subiu ao pódio com três bronzes. Tatiana Chagas (até 54 kg), Beatriz Soares (até 66 kg) e Wanderley Pereira, o "Holyfield" (até 80 kg), ficaram com a terceira colocação após serem derrotados nas semifinais da sexta-feira (29).
Com os resultados deste sábado, o Brasil consolidou sua posição de liderança na Copa do Mundo, que é parte do novo calendário da World Boxing, a federação internacional criada para garantir o boxe nas Olimpíadas após a desfiliação da Associação Internacional de Boxe (IBA), marcada por escândalos de corrupção e governança.
A competição, que foi um grande sucesso para os pugilistas brasileiros, teve um importante significado para o boxe nacional, lembrando os grandes feitos da modalidade nas últimas décadas. O Brasil já conquistou destaque nas edições anteriores dos Jogos Olímpicos, com medalhas históricas, incluindo os ouros de Robson Conceição, em 2016, e Hebert Conceição, em 2021, além de várias medalhas em edições passadas como Londres 2012 e Tóquio 2020.
Esses resultados reafirmam a força do boxe brasileiro no cenário internacional, destacando uma nova geração de campeões que promete manter o país em evidência nas próximas competições internacionais, incluindo os Jogos Olímpicos.
*Com informações da Agência Brasil
LEIA MAIS: VÍDEO: Torcedor do Atlético surpreende filho com viagem para a final da Copa Libertadores
Siga a gente no Insta, Facebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).