Esportes

Bahia na Olimpíada: nadador Guilherme Caribé garante vaga; Breno Correia deve ser convocado

Breno não conquistou índice na prova individual. Portanto, depende da oficialização da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA)

Por Matheus Caldas

Bahia na Olimpíada: nadador Guilherme Caribé garante vaga; Breno Correia deve ser convocadoCréditos da foto: Satiro Sodré/CBDA e Ricardo Bufolin
Mais um baiano está classificado para a Olimpíada de Paris. O nadador Guilherme Caribé, de 21 anos, venceu a prova dos 100 m livre, na última quinta-feira (9/5), e atingiu o índice olímpico. Outro baiano, Breno Correia, de 25 anos, também deve se assegurar nos Jogos.
Caribé venceu a final da prova, com o tempo de 48s16, abaixo do índice de 48s34, para confirmar vaga em Paris, enquanto Marcelo Chierighini fez tempo de 48s41 para ficar com a segunda colocação. Gabriel Santos foi o terceiro (48s83). Outro baiano, Breno Correia (48s84), fechou o top-4 da prova. Esses quatro nomes devem ir a Paris nadar o revezamento 4x100m livre. Breno não conquistou índice na prova individual. Portanto, depende da oficialização da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), o que deve acontecer após o fim da seletiva, neste fim de semana.
Em situação semelhante à de Breno está Celine Bispo, de 18 anos. Sem conseguir vaga individual nos 100 m borboleta, prova na qual foi a segunda colocada na seletiva nacional, realizada no Rio de Janeiro. ela depende da convocação para defender um dos revezamentos. As chances dela, contudo, são mais remotas.
A questão dos revezamentos é que a CBDA só deve confirmar os atletas classificados ao fim da seletiva. Acontece que o Brasil tem vaga em cinco revezamentos na Olimpíada e, por isso, pode levar até 10 atletas para nadar apenas as provas de revezamento em Paris. No momento, as 10 vagas seriam ocupadas pelos atletas classificados para os revezamentos 4x100m e 4x200m livre. Com os 10 lugares preenchidos, a CBDA teria que de certa forma improvisar no revezamento 4x100m medley misto, sem poder convocar atletas apenas para essa prova.

OUTROS BAIANOS CONFIRMADOS


Além de Caribé, outros atletas nascidos no estado já têm vaga assegurada em Paris. São os casos dos campeões olímpicos Ana Marcela Cunha, na maratona aquática, e Isaquias Queiroz, na canoagem.
Também na canoagem, estarão presentes Valdenice Conceição, Felipe Vinicius Santana e Jacky Goodman.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.