Nadador baiano Guilherme Caribé lidera ranking mundial dos 100m livre
Com o resultado, o nadador baiano Guilherme Caribé também se tornou o 10º nadador mais rápido da história na distância
Por Da Redação.
O nadador baiano Guilherme Caribé é o novo líder do ranking mundial dos 100 metros livre, após registrar o tempo de 47s10 na prova da modalidade, durante o Troféu Maria Lenk, nesta quarta-feira (23). Com o resultado, o atleta também se tornou o 10º nadador mais rápido da história na distância.
Veja a prova:
Aos 22 anos, Caribé superou o australiano Kyle Chalmers, que detinha a melhor marca do ano com 47s27. Chalmers, medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, possuía dois dos três melhores tempos da temporada até então.
Para efeito de comparação, caso Caribé tivesse obtido esse tempo de 47s10 na final olímpica dos 100m livre em Paris, ele teria conquistado a medalha de prata. No entanto, o brasileiro ficou de fora da decisão ao terminar as semifinais com o 10º melhor tempo, 48s03.
Com a nova marca, Caribé iguala-se ao australiano James Magnussen como o 10º nadador mais rápido da história nos 100m livre. A melhor marca de todos os tempos pertence ao chinês Zhanle Pan, com 46s40, seguido por Cesar Cielo, com 46s91.
Além do feito histórico, Caribé conquistou seu terceiro título consecutivo no Troféu Maria Lenk na prova dos 100m livre. No feminino, Stephanie Balduccini venceu os 100m livre com o tempo de 53s87 e estabeleceu o novo recorde sul-americano da prova.
O Troféu Maria Lenk também serve como seletiva para o Campeonato Mundial de Desportos Aquáticos, que será realizado em Singapura. A equipe brasileira contará com apenas 12 vagas para a competição.
+ Guilherme Caribé conquista a medalha de prata no Mundial de Natação
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).