Esportes

Bahia repete feito de 2023 e tem novamente três equipes na fase de grupos da Copa do Nordeste

Na atual temporada, apenas o estado terá três representantes nesta fase da competição

Por Da Redação

Bahia repete feito de 2023 e tem novamente três equipes na fase de grupos da Copa do NordesteThaís Magalhães/CBF
Bahia, Vitória e Juazeirense. Com essa trinca, o estado da Bahia será o com maior número de representantes na fase de grupos da Copa do Nordeste 2024. E esse é o mesmo número que o estado apresentou na última edição do torneio, quando Esquadrão, Colossal e Atlético de Alagoinhas integravam os participantes do certame regional. Só que dessa vez, só os baianos chegam com três clubes para esta parte da competição.
Até 2014, dezesseis times participavam da competição com Bahia e Pernambuco mantendo três vagas entre os estados participantes da competição. Em 2015, Maranhão e Piauí são adicionados ao torneio com dois clubes cada, aumentando assim para vinte equipes regulares. 
Com um formato de cinco grupos de quatro equipes até 2017, o torneio sofreu uma modificação significativa em 2018. Agora, passou a existir uma fase preliminar em que oito equipes brigavam por quatro vagas em jogos eliminatórios. Baianos e pernambucanos seguiam com três vagas no torneio geral, mas passaram a ter o terceiro representante disputando uma vaga nos play-offs para chegar a fase de grupos.
Neste cenário, a Bahia passou a ter desvantagem com nenhum terceiro participante conseguindo a classificação. Diferente de Pernambuco, que sempre garantiu a trinca de equipes na disputa dos grupos. 
Em 2022, uma mudança significativa aconteceu com o aumento de participantes, com 36 clubes incluídos no torneio. Dessa maneira, todos os nove estados passaram a ter mais de um participante nas preliminares, o que deu a chance de aumentar o número de três equipes do mesmo local na fase de grupos. E isso aconteceu nesta edição de maneira surpreendente, com Ceará e Paraíba chegando a marca e deixando baianos e pernambucanos com apenas dois clubes.
Em 2023, Bahia e Pernambuco voltaram a exercer hegemonia no número de participantes nesta fase, ao lado dos cearenses que repetiram o feito da temporada anterior. Entretanto, este ano apenas os baianos repetiram.
Uma outra marca interessante sobre a edição 2024 é que ela alcança a mesma marca das primeiras edições do torneio, com cinco federações mantendo dois clubes na fase de grupos desde a inclusão dos play-offs. Isso aconteceu de 2018 a 2021 também, com 2022 tendo  três estados com esta numeração e 2023 com apenas um deles repetindo a marca. 
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.