AO VIVO Últimas Notícias
06/04/2023 18h20 | Atualizado em 06/04/2023 18h26

Jogador da Fiorentina é flagrado comendo banana em jogo: saiba por que isso aconteceu durante o Ramadã

O Ramadã é o mês sagrado no calendário islâmico, em que os muçulmanos em todo o mundo jejuam do nascer ao pôr-do-sol

Jogador da Fiorentina é flagrado comendo banana em jogo: saiba por que isso aconteceu durante o Ramadã Foto: Divulgação
Carla Galrão

As imagens do meia marroquino Sofyan Amrabat, da Fiorentina, comendo uma banana e bebendo água durante uma paralisação para o atendimento médico do colega Luca Ranieri, em uma partida disputada contra a Inter de Milão pelo campeonato italiano, correram o mundo. Muita gente, sem entender nada, se questionou: por que ele comeu durante o jogo? É que o atleta, que é de origem muçulmana, estava em jejum por conta do Ramadã. Você sabe como isso funciona? O Aratu On explica para você.

O Ramadã é o mês sagrado no calendário islâmico, em que os muçulmanos em todo o mundo jejuam do nascer ao pôr-do-sol. Durante este período, eles também se dedicam à oração, leitura do Corão e atos de caridade. Este ano, esse período, que começou em 23 de março, vai até 20 de abril.

Nesse período, atletas de alta performance como Amrabat costumam ir para as competições sem comer nem beber água, o que acaba prejudicando o desempenho e até a saúde deles. Por isso, seu companheiro de time, Luca Ranieri, fingiu uma lesão, para que o colega pudesse quebrar o jejum, o que só é permitido após anoitecer.

O jejum no Ramadã é considerado um dos Cinco Pilares do Islã, que são os princípios fundamentais da religião. Nesse período, enquanto o sol ainda estiver no céu, os muçulmanos se abstêm de comida, bebida, fumo e relações sexuais, já que jejum é considerado uma forma de purificação espiritual e de demonstração de submissão a Deus.

A quebra do jejum é conhecida como “iftar”, e é um momento de celebração e comunhão. Os muçulmanos geralmente celebram o momento com tâmaras e água, seguidas de uma refeição mais robusta.

No fim, o Ramadã acaba com a celebração do Eid al-Fitr, um feriado de três dias que é festejado com orações e reuniões familiares super animadas. Durante o Eid al-Fitr, os muçulmanos, tradicionalmente, vestem suas melhores roupas e compartilham comida e presentes.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!