Fábio Carille é o novo treinador do Vitória
Carille estava livre no mercado desde que deixou o Vasco, no fim de abril
Por Da Redação.
Após anunciar a demissão de Thiago Carpini, que não resistiu à derrota para o Confiança na última terça-feira (8), o Vitória anunciou o novo treinador a tempo da próxima rodada da Série A. O nome acertado com o clube é o do técnico Fábio Carille, que está livre no mercado desde que deixou o Vasco, no fim de abril.
Segundo informações do portal Arena Rubro Negra, o acordo entre Carille e Vitória está fechado. Em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (9), quando oficializou a saída de Carpini, o presidente Fábio Mota falou sobre o perfil desejado para o cargo e manifestou a intenção de ter um novo técnico já no confronto contra o Internacional, marcado para sábado (12), às 16h30 (horário de Brasília).
“É uma possibilidade [ter treinador estrangeiro]. Tudo que vem de fora hoje está mais aberto, porque os custos são menores. Não estamos fechados para nenhum mercado. A gente sabe que tem um jogo pela frente, então precisamos de um treinador rápido. Minha vontade é ter um treinador sentado para treinar o Vitória no sábado”, declarou o dirigente.
COMUNICADO OFICIAL
— EC Vitória (@ECVitoria) July 9, 2025
O Vitória anuncia a contratação do Técnico Fábio Carille. O treinador assume o cargo com efeito imediato. Seu contrato tem vigência de um ano.#PegaLeão #PorNossaHistória pic.twitter.com/R42zt2yaNx
Carreira de Fábio Carille
Com ampla experiência no futebol brasileiro, Carille já comandou equipes como Corinthians, Santos, Athletico-PR e Vasco. No exterior, dirigiu o Al-Ittihad Jeddah, da Arábia Saudita, e o V-Varen Nagasaki, do Japão.
Entre suas principais conquistas estão o título do Campeonato Brasileiro de 2017 pelo Corinthians, o tricampeonato paulista com o mesmo clube entre 2017 e 2019, e a recente campanha vitoriosa na Série B com o Santos, em 2024.
Enquanto o acerto com Carille não é oficializado, o Vitória será comandado interinamente por Márcio Goiano, auxiliar técnico do clube.
Saída de Carpini do Vitória
Demitido nesta quarta-feira (9), o técnico Thiago Carpini disse nas redes sociais que seu período à frente do Vitória foi uma “grande honra” e aproveitou para agradecer à diretoria, os torcedores e os atletas do clube durante o período.
“Foi uma grande honra e aprendizado trabalhar nestes 14 meses no EC Vitória. Tive a oportunidade de conhecer de perto uma torcida apaixonada e um clube que orgulha o futebol baiano.”, escreveu o profissional de 40 anos.
Thiago Carpini, agora ex-treinador do Vitória, relembrou a trajetória no clube, como a recuperação no Brasileirão de 2024 e vaga na Copa Sul-Americana, após nove anos sem que o Leão disputasse uma competição internacional.
“A campanha de recuperação no Brasileirão de 2024, levando o time para uma competição internacional, ficará marcada positivamente. É claro que percalços também fazem parte de nossa profissão e é de conhecimento público que não estávamos satisfeitos com o desempenho neste período da temporada”.
Thiago Carpini no Vitória
Contratado em maio de 2024, Thiago Carpini chegou para substituir Léo Condé, após uma passagem sem sucesso pelo São Paulo. Pelo Leão foram 75 jogos disputados, com 28 ganhos, 22 empates e 25 derrotas.
Apesar da campanha de 2024, quando assumiu o time na zona de rebaixamento e terminou o Brasileirão na 11ª posição, o desempenho do time em 2025 é tratado como desastroso. Mesmo sendo vice-campeão baiano nesta temporada, o Vitória amarga marcas tidas pelo torcedor Rubro-Negro como vexatórias:
Março: Eliminado da Copa do Brasil, pelo Náutico, time da Série C, em pleno Barradão
Maio: Eliminado da Copa Sul-Americana pelo Universidad Católica-EQU, após derrota por 1x0
Julho: Eliminado da Copa do Nordeste, no Barradão, para o Confiança, clube da Série C
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).