HISTÓRICO: Avião que caiu na Colômbia já tinha sofrido dois acidentes em 11 anos, diz órgão norte-americano
HISTÓRICO: Avião que caiu na Colômbia já tinha sofrido dois acidentes em 11 anos, diz órgão norte-americano
Modelo de avião que caiu no acidente da Chapecoense deixou de ser produzido em 2001, segundo órgão responsável pela investigação de acidentes aéreos nos Estados Unidos, dois incidentes com aeronave Avro RJ-85 foram registrados. A aeronave era fabricada pela British Aerospace em parceria com a BAE Systems e a Avro Internacional.
Os incidentes são considerados de pequeno porte, o primeiro deles acorreu em 2005 na cidade de Oklahoma, EUA, na ocasião o avião apresentou problemas hidráulicos que acarretaram na entrada de pressão na cabine de comando e de passageiros também. De acordo com relatório o acidente foi causado por uma falha de fabricação. Na época todos foram evacuados da aeronave sem ferimentos graves.
Mais um acidente foi registrado em 2013, este em Norwich, Inglaterra. Mas não há detalhes sobre o que teria provocado o incidente e a proporção dele, ainda é possível que outras tragédias envolvendo esse modelo de avião tenham acontecido em outros países, mas não foram investigadas pela entidade norte-americana.
A aeronave da companhia boliviana LaMia, que levou o time do Chapecoense apresentou falhas graves no sistema elétrico, por isso o piloto comunicou ao controle de tráfego aéreo de Medellín sobre a situação e pediu para realizar um pouso de emergência. ?O piloto reportou falhas elétricas graves à torre de controle do Aeroporto em Santa Cruz de La Sierra na Bolívia. A última comunicação com a torre de controle do aeroporto de Rionegro foi quando se deu a autorização para pousar”, disse o chefe de Aviação Civil da Colômbia, Alfredo Bocanegra. O avião tinha quase 18 anos de utilização.