De ‘ressaca’, Barça começa 2016 com tropeço no clássico catalão
De ‘ressaca’, Barça começa 2016 com tropeço no clássico catalão
Acostumado a golear um adversário atrás do outro ao longo de um ano de 2015 espetacular, o Barcelona não conseguiu repetir a fórmula no primeiro jogo de 2016 e ficou no 0 a 0 com o vizinho Espanyol (11º).
Com o resultado, válido pela 18ª rodada da Liga Espanhol, o atual campeão continua na liderança, com 39 pontos, mas corre sério risco de ser ultrapassado pelo Atlético de Madri (2º), que tem um a menos e recebe o lanterninha Levante mais tarde neste sábado.
Mesmo assim, o Barça ainda mantém boas chances de ser campeão do primeiro turno, porque tem um jogo a menos que os ‘colchoneros’, que disputará em fevereiro, contra o Sporting Gijón, por conta da participação ao Mundial de Clubes, em dezembro, no Japão.
No estádio Cornellà-El Prat, casa do Espanyol, o trio ‘MSN’ não estava num dia inspirado. Messi e Suárez bateram na trave, e Neymar levou um cartão amarelo nos minutos finais, simbolizando a frustração do Barça.
Foi a primeira vez que o time comandado por Luis Enrique passou em branco no campeonato.
“Fomos superados em termos de intensidade. Atuaram num nível muito alto”, reconheceu o treinador. “Dérbi é sempre assim, com muita agressividade. Não tenho nada que reclamar”, completou.
Neymar quase faz golaço
De fato, o dérbi catalão foi bastante intenso, com os ‘Periquitos’ marcando forte e diminuindo os espaços.
Os anfitriões chegaram até a ameaçar a meta de Claudio Bravo, e só não abriram o placar aos 26 minutos de jogo porque o zagueiro Gerard Piqué salvou em cima da linha.
Depois do susto, o Barça tentou acelerar o jogo, mas o trio ‘MSN’ não estava com a pontaria em dia. Aos 36, Messi cobrou falta da entrada da área e viu a bola morrer no travessão.
Já Suárez fez o mais difícil, foi até abusado demais, e acabou pagando o preço. Aos 10 da segunda etapa, o uruguaio driblou o goleiro, ainda deu outro corte no zagueiro, mas, na hora de finalizar, bateu na trave, diante do gol vazio.
Aos 31, foi a vez Neymar ter sua oportunidade. O brasileiro acertou um lindo voleio e obrigou o goleiro Pau Lopez a se esticar todo para fazer a defesa.
Nervoso, o camisa 11 levou um cartão amarelo aos 41, por uma entrada dura por trás no senegalês Pape Diop.
Na raça, o Espanyol conseguiu segurar o empate até o fim, e o resultado foi comemorado como uma vitória pela torcida local, que viu seu time arrancar um ponto depois de quatro derrotas seguidas em clássicos catalães.
O duelo deste sábado, na verdade, foi o primeiro capítulo de uma trilogia, que continua nos dias 6 a 13 de janeiro, com os confrontos das oitavas de final da Copa do Rei.
Resultados da 18ª rodada do Campeonato Espanhol
– Sábado:
Espanyol – Barcelona 0 – 0
(17h30) Atlético de Madri – Levante
(19h05) Málaga – Celta Vigo
– Domingo:
(09h00) Rayo Vallecano – Real Sociedad
(13h00) Granada – Sevilla
Betis – Eibar
(15h15) Athletic Bilbao – Las Palmas
Deportivo La Coruña – Villarreal
(17h30) Valencia – Real Madrid
– Segunda-feira:
(17h30) Sporting – Getafe