AO VIVO Últimas Notícias
17/11/2023 17h42 | Atualizado em 17/11/2023 17h42

O Bem Transforma: Organização do Auxílio Fraterno (OAF) beneficiou milhares de pessoas em 65 anos de fundação

OAF foi fundada em 1958 para auxiliar mães solteiras e estendeu atendimento para crianças; entre elas, as duas filhas da jornalista Glória Maria

O Bem Transforma: Organização do Auxílio Fraterno (OAF) beneficiou milhares de pessoas em 65 anos de fundação Foto: Divulgação/TV Aratu
Lucas Pereira

* Com Ananda Costa

“Essa entidade nasce para amar o próximo, especialmente aqueles que viviam à margem da sociedade”. É assim que o presidente da Organização do Auxílio Fraterno (OAF), Jozias Sousa, descreve a entidade em entrevista para o Aratu On. Vencedora do prêmio O Bem Transforma, da TV Aratu, na categoria “Criança”, a OAF atua em Salvador há 65 anos com abrigo de crianças e adolescentes que passam por situações de abandono e maus tratos.

Apesar do reconhecimento, o gestor da entidade afirma que o dia a dia não é fácil, e que, mesmo com as dificuldades, precisa ser feito. “Nos meus 12 anos na gestão da OAF, aconteceram verdadeiros milagres”. Para Jozias, os problemas estão relacionados à falta de políticas públicas.

Fundada em 1958 pela advogada Dalva de Mattos, a OAF inicialmente abrigava dezenas de mães solteiras. Esse atendimento foi estendido a crianças, muitas delas, filhas das mães acolhidas. De acordo com Jozias, atualmente cerca de 87 crianças e adolescentes estão sob os cuidados da organização, mas, segundo ele, o número de pessoas alcançadas pelos atendimentos sociais é muito maior. “Certamente, centenas de milhares já foram beneficiadas”.

IMG 9057 Medio
Representante da OAF, Jozias Sousa (à dir.) recebeu troféu do superintendente do Grupo Aratu, João Gomes (à esq.)

O presidente da organização destaca que recebe mensagens de pessoas que passaram pela OAF. “São pessoas que moram na Alemanha, nos Estados Unidos, na Bélgica, em vários lugares do mundo, agradecendo a OAF pelo foi e representa na vida deles”, diz Jozias.

Entre as pessoas que foram auxiliadas pela OAF estão as duas filhas da jornalista Glória Maria, que faleceu em fevereiro deste ano. Elas são baianas e estavam acolhidas pela organização antes de serem adotadas pela comunicadora, que estava trabalhando como voluntária na entidade em 2009.

Esta reportagem é a décima de uma série do Aratu On sobre os 15 vencedores do prêmio “O Bem Transforma”, homenagem da TV Aratu para pessoas e instituições que contribuem para a construção de uma Bahia melhor. A cerimônia de entrega dos prêmios foi realizada no dia 30 de outubro. 

LEIA TAMBÉM

– O Bem Transforma: com uma passagem de ônibus e um sonho, Iuri Barreto criou o ‘Soteropobretano’

– O Bem Transforma: ‘Educação é a base para transformar a sociedade’, diz representante do Senai Cimatec

– O Bem Transforma: Neojiba já beneficiou mais de 12 mil crianças e adolescentes na Bahia

– O Bem Transforma: padre Edson diz que trabalha para ‘conscientizar as pessoas para que sejam instrumentos de paz’

– O Bem Transforma: ‘Queremos chegar a 10 Bocas de Brasa até 2024’, conta presidente da FGM

 O Bem Tranforma: pioneira do futebol feminino no Brasil, Dilma Mendes quer futuro diferente para meninas no esporte

– O Bem Transforma: Projeto Tamar completa 40 anos com atuação premiada na conservação marinha

– O Bem Transforma: Comunidade da Trindade acolhe pessoas em situação de rua há 23 anos em Salvador

O Bem Transforma: veja como o Mercado Iaô e a Fábrica Cultural transformaram o afroempreendedorismo em Salvador

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!