Especiais

O medo excessivo de engravidar tem nome: psiquiatra explica o que é a Tocofobia

A psiquiatra Paula Dione explicou que esse medo, muitas vezes, está relacionado à dor do parto e é ligado ao Transtorno de Ansiedade

Por Bruna Castelo Branco

O medo excessivo de engravidar tem nome: psiquiatra explica o que é a TocofobiaIlustrativa/Pexels

Medo de engravidar é normal e quase todo mundo que não está planejando ter filhos pode ter. Mas, o pavor, a preocupação descabida, que leva a pessoa a fazer diversos testes de gravidez, mesmo quando não há uma chance real de estar grávida, ou ao consumo excessivo da pílula do dia seguinte, tem nome e é considerado uma fobia: a Tocofobia.


A psiquiatra Paula Dione, do Hospital Universitário Edgard Santos e da clínica Holiste, explicou que esse medo, muitas vezes, está relacionado à dor do parto e é ligado ao Transtorno de Ansiedade. "É o medo excessivo em relação ao parto, à dor, exposição, vulnerabilidade, o que pode acontecer consigo e com a criança. É considerada uma fobia específica, portanto, um subtipo de Transtorno Ansioso".


Qualquer mulher, em qualquer idade, pode desenvolver esse problema, mas, segundo a médica, estudos mostram que há grupos mais vulneráveis ao transtorno: "A literatura sugere que mulheres em primeira gestação, mulheres acima dos 30 anos, mulheres vítimas de violência sexual e mulheres com pouco suporte socioemocional são mais propensas a ser acometidas".


Outro grupo bastante propenso, de acordo com a profissional, é o das mulheres que já engravidaram uma vez e tiveram uma experiência ruim no parto. Aliás, essa situação, como pontuou a especialista, pode até estar ligada a casos de depressão pós-parto em algumas pacientes. "Pode haver, sim, a depender de como o quadro for conduzido", ressaltou.


E os prejuízos psicológicos são muitos: esse temor exagerado pode prejudicar os relacionamentos amorosos da mulher, que vai estar sempre ansiosa com a possibilidade de engravidar, e até fazer com que ela busque o método contraceptivo mais eficaz de todos, caso ela se relacione com homens - a abstinência sexual.


"Geralmente, não se trata de ter dificuldade em acreditar na eficácia de métodos contraceptivos, mas, sim, do desejo de se reassegurar de que não vai correr o risco de engravidar. É comum o ansioso buscar se reassegurar, tentar controlar tudo. Conviver com uma fobia costuma implicar em graus variados de sofrimento, a depender do quão exposta ao estressor a pessoa vive. Na Tocofobia, geralmente, o principal impacto é na capacidade de desfrutar satisfatoriamente da sexualidade", explicou a psiquiatra.


Tratamento

Assusta, sim, mas há uma saída: assim como acontece com outros Transtornos Ansiosos, a Tocofobia também tem tratamento, que pode ser medicamentoso, psicológico, ou uma combinação dos dois. "O tratamento envolve tanto o uso de medicamentos, para alívio dos sintomas, como abordagens psicoterapêuticas, voltadas para o autoconhecimento e a elaboração de crenças e vivências ligadas ao desenvolvimento da fobia", disse a médica.


Homens, por mais que também possam morrer de medo de se tornarem pais, estão imunes a essa fobia específica: esse transtorno, como detalhou Paula Dione, só atinge as mulheres. Então, fique ligada: se você já tem mais de 25 anos e ainda vive assombrada pelo medo de engravidar na adolescência... talvez seja Tocofobia.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.