Sem saber que estava grávida, mulher dá à luz na UPA de Brotas

A pequena Vitória veio ao mundo nesta segunda-feira (9), na UPA de Brotas

Por Juana Castro.

Sem saber que estava grávida, uma mulher de 28 anos deu à luz uma menina, na madrugada desta segunda-feira (9), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Brotas, em Salvador. Segundo o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), que administra o local, esse foi o terceiro parto inesperado registrado na unidade.

Iria Nilza Soares Nascimento procurou atendimento por volta das 4h da manhã desta segunda-feira com fortes dores abdominais. Solteira e em sua primeira gestação, foi classificada como caso de média prioridade. A médica responsável pelo atendimento, Dra. Lise Oliveira, percebeu rapidamente que os sintomas não correspondiam a uma dor abdominal comum.

Mulher dá à luz primeira filha na UPA de Brotas | Fotos: divulgação/Aquatro Assessoria de Comunicação

“Ela gritava de dor e apresentava um padrão incompatível com cólicas habituais. Em poucos minutos, identifiquei sinais de trabalho de parto já avançado”, relatou a profissional.

O parto foi conduzido pela médica com o apoio da equipe da unidade. Às 5h03, nasceu Vitória, com boas condições clínicas, segundo a escala de APGAR (8/9). A assistência neonatal foi prestada pelos pediatras Dra. Luana Mascarenhas Couto e Dr. João Henrique Fonseca do Nascimento.

+ Mulher entra em trabalho de parto e dá à luz em estação do BRT
+ Ludmilla e Bruna Gonçalves mostram o rosto da filha pela primeira vez

“Esse foi o meu terceiro parto na UPA de Brotas e todos tiveram desfechos positivos. Histórias como essa só são possíveis graças ao trabalho em equipe - médicos da pediatria e clínica médica, enfermeiras, técnicas de enfermagem, equipe de laboratório e todos os colaboradores da unidade”, afirmou a Dra. Luana Mascarenhas.

Dra. Lise Oliveira também destacou a importância do cuidado humanizado. “Mesmo com recursos limitados, conseguimos agir com agilidade e sensibilidade. Cada minuto fez diferença. Foi um trabalho de conexão com a paciente e com toda a equipe. Vitória chegou em meio ao caos, mas nasceu em paz. Isso não tem preço”, concluiu.

Equipe médica da UPA de Brotas com a pequena Vitória | Foto: Divulgação/Aquatro Assessoria de Comunicação

Após o nascimento, mãe e filha foram transferidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Instituto de Perinatologia da Bahia (IPERBA), onde permanecem sob cuidados médicos e com bom estado de saúde.

+ Paixão de berço: tradição no Galinho, quadrilhas juninas acompanham gerações; "dancei grávida e, hoje, meu filho dança comigo"

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.