O papo é cinema! Aratu Tá On recebe Enoe Lopes Pontes e Heyder Mustafá
Em clima de Globo de Ouro, o Aratu Tá On recebe os cinéfilos Enoe Lopes Pontes e Heyder Mustafá para falar sobre cinema e as chances do Brasil na premiação
Por Juana Castro.
A poucos dias do Globo de Ouro, com chances reais para o Brasil, o Aratu Tá On vai falar sobre cinema no 15º episódio, que vai ao ar a partir das 14h30 desta quarta-feira (7). Para tal, o bate-papo será com dois cinéfilos: o repórter Heyder Mustafá, da TV Aratu, e Enoe Lopes Pontes, crítica de séries e filmes, colunista do Aratu On e também votante no evento que premia a sétima arte.

O Aratu Tá On - o podcast - vai ao ar às quartas-feiras, a partir das 14h30, no canal do Aratu On no YouTube. Por lá, você também pode conferir os episódios anteriores e ficar por dentro de bate-papos exclusivos com artistas, influenciadores e personalidades baianas.
Brasil no Globo de Ouro
Em dezembro, o filme "O Agente Secreto", dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, foi indicado a Melhor Filme de Drama no Globo de Ouro. É a primeira produção brasileira a concorrer nessa categoria. O longa também recebeu indicações a Melhor Filme em Língua Não-Inglesa e Melhor Ator.
A produção já havia acumulado destaque internacional. Em maio do ano passado, "O Agente Secreto" venceu os prêmios de Melhor Ator e Melhor Diretor no Festival de Cannes. Wagner Moura também foi reconhecido no Newport Beach Film Festival e eleito Melhor Ator pelo New York Film Critics Circle Awards, premiação na qual o longa foi escolhido Melhor Filme Internacional.
Brasil faturou prêmios recentes no Critics Choice Awards
O filme estrelado pelo baiano Wagner Moura também venceu o Critics Choice Awards 2026 na categoria Melhor Filme Internacional, em cerimônia realizada na noite do último domingo (4), em Los Angeles, Estados Unidos. A premiação é considerada um "termômetro do Oscar".
A produção disputava o prêmio com “Foi Apenas um Acidente”, “A Garota Canhota”, “No Other Choice”, “Sirat” e “Belén”. O longa vinha sendo apontado como um dos favoritos após a boa recepção da crítica internacional e o desempenho em festivais.
O prêmio foi entregue no tapete vermelho da cerimônia. Veja abaixo:
I absolutely hateeee that E! is randomly announcing "lesser" Critics' Choice Award categories live on the red carpet, which is confusing every single winner because they think it's a bit
— Spencer Althouse (@SpencerAlthouse) January 4, 2026
here's the team from The Secret Agent finding out they just won Best Foreign Language Film pic.twitter.com/fUjtXc9iQO
Melhor fotografia também ficou com o Brasil
O diretor de fotografia brasileiro Adolpho Veloso (foto abaixo) venceu o prêmio de Melhor Fotografia. Ele foi reconhecido pelo trabalho no filme “Sonhos de Trem”, que está disponível na Netflix.

Veloso concorreu com Claudio Miranda (“F1”), Dan Laustsen (“Frankenstein”), Łukasz Żal (“Hamnet”), Michael Bauman (“Uma Batalha Após a Outra”) e Autumn Durald Arkapaw (“Pecadores”).
“Sonhos de Trem” acompanha a trajetória de Robert Grainier, personagem de Joel Edgerton, um lenhador que participa da expansão da malha ferroviária dos Estados Unidos no início do século XX. A história retrata o impacto do trabalho longe da família e experiências de amor e perda em um período de transformação do país.
Wagner Moura disputou em duas categorias
Estrela do filme, Wagner Moura concorreu em duas categorias: "Melhor Ator", justamente por "O Agente Secreto", e "Melhor ator coadjuvante em série limitada ou filme para TV", por seu papel em "Ladrões de Drogas". Os vencedores, no entanto, foram Timothée Chalamet (Marty Supreme) e Owen Cooper (Adolescência), respectivamente.
'O Agente Secreto' é escolha do Brasil no Oscar
Escolhido para representar o Brasil no Oscar, “O Agente Secreto” é um thriller ambientado no Brasil de 1977, período de ditatura militar. Na trama, Marcelo, personagem interpretado por Wagner Moura, é um especialista em tecnologia que retorna ao Recife tentando reconstruir a vida enquanto foge de um passado ainda cercado de mistérios.
+ 'O Agente Secreto' entra na lista de filmes favoritos de Obama em 2025

Aratu Tá On está disponível no Spotify; confira episódios
O Aratu Tá On, podcast do Aratu On, agora está disponível também no Spotify. Dessa forma, os arafãs podem ouvir as entrevistas leves, bem-humoradas e com tempero baiano a caminho do trabalho, na academia, durante a faxina ou onde preferir.
Após mais de dois anos na TV Aratu, o Aratu Tá On estreou no formato podcast no dia 1º outubro, recebendo o cantor Zau. A entrevista foi conduzida pelas jornalistas Anna Caroline Santiago e Ananda Costa.
Desde então, a atração recebeu convidados como O Kanalha, J. Eskine, o contador André Luis Santos, o influencer Ruivo Baiano, entre outros. Além de Anna e Ananda, os jornalistas João Tramm, Juana Castro, Júlia Naomi e Matheus Caldas também realizam as entrevistas, que seguem disponíveis no canal do Aratu On no YouTube.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).