Baiana é votante do Globo de Ouro pelo 4º ano consecutivo

Colunista do Aratu On, a crítica de filmes e séries Enoe Lopes Pontes vota no Globo de Ouro desde 2022

Por Juana Castro.

A jornalista, pesquisadora e crítica de cinema e séries Enoe Lopes Pontes participa, pelo quarto ano consecutivo, como votante no Globo de Ouro. Colunista do Aratu On e membra da Abraccine, ela estreou no processo seletivo em 2022 e vem renovando a participação anualmente.

Ao Aratu On, nesta segunda-feira (4), Enoe explicou que todos os anos é necessário passar por nova seleção para continuar no grupo de eleitores internacionais. “Os votantes antigos têm uma seleção e os votantes novos têm outra seleção”, contou. Ela lembrou que a Hollywood Foreign Press Association (HFPA), responsável pelo prêmio, antes mantinha membros fixos. Atualmente, os votantes internacionais precisam reaplicar a cada edição.

Enoe Lopes Pontes | Foto: reprodução/Instagram

“Eu entrei em 2022 entre os votantes internacionais. Só tinha eu e mais três ou quatro brasileiros. Todo ano eles deixam aberto, e você pode ou não continuar. Não é para sempre. Todos esses anos eu fiz seleção e passei, até então”, afirmou.

Nesta nova edição, Enoe terá um papel ampliado: pela primeira vez, votará tanto em filmes quanto em séries. “Antes, a gente escolhia. Vai ser o dobro ou triplo do trabalho, mas vai ser bem legal também votar nas séries”, disse.

Segundo ela, o processo de entrada envolve uma curadoria que busca profissionais da imprensa cultural, com vínculo institucional. “No primeiro ano que eu entrei, eles falaram com várias associações, festivais... Pessoas da área. Tem que ser jornalista, acho que associado a alguma instituição (pelo menos no primeiro ano)”, explicou.

Votantes internacionais no Globo de Ouro

Enoe acompanha o crescimento do corpo de votação desde sua entrada. Em 2022, foram 103 votantes internacionais selecionados. Atualmente, o grupo soma cerca de 300 profissionais, de diferentes nacionalidades.

Em 2022, a presidente da associação, Helen Hoehne, afirmou que o objetivo dos votantes internacionais era ampliar a diversidade e garantir maior representatividade cultural.

Trajetória e atuação

Enoe Lopes Pontes é doutoranda e mestre em Comunicação, formada em Artes Cênicas e Comunicação Social. Além de colunista do Aratu On, integra a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e o Coletivo Elviras. Cinéfila desde os 6 anos, analisa produções com sensibilidade e atenção, independente do gênero ou fama.

Em setembro de 2022, quando participou do prêmio pela primeira vez, Enoe compartilhou nas redes sociais a emoção do momento: “Cá estou eu, passando aqui para dizer que eu serei uma das votantes no 80º Globo de Ouro, ao lado da HFPA. Acho que não tenho palavras em nenhum idioma que eu conheço que consigam descrever essa emoção!”

Ela ainda completou: “Um dia você tem 13 anos e está gritando na frente da TV, porque o prêmio começou. No outro, você é uma das votantes, sabe? Alguém me belisca?”

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.