Livro sobre Manuel Querino resgata vida e legado de intelectual negro baiano
Livro 'Manuel R. Querino' foi escrito por Maria das Graças de Andrade Leal
Por Juana Castro.
No próximo domingo (28), data que marca o nascimento de Manuel Raimundo Querino, será lançado em Salvador o livro “Manuel R. Querino – Trajetória de um Afro-baiano nas Letras e Lutas”. A obra, publicada pela Sagga Editora e escrita pela professora e pesquisadora Maria das Graças de Andrade Leal, será apresentada ao público às 15h, na Associação Protetora dos Desvalidos, no Pelourinho - entidade da qual Querino foi sócio atuante.
História e resistência de Manuel Querino
O livro revisita a trajetória de Manuel Querino, um dos primeiros intelectuais a valorizar o papel do negro na história do Brasil. Nascido em 1851, no período da escravidão, em Santo Amaro da Purificação, o afro-baiano destacou-se como artista, educador, jornalista, militante e estudioso da cultura africana e da realidade dos trabalhadores negros no pós-abolição.
Segundo a autora, a publicação está estruturada em dois eixos: o primeiro aborda a crítica de Querino à República e à exclusão dos trabalhadores da política nacional; o segundo enfoca a posição dos africanos e seus descendentes na sociedade brasileira. “Eu fiquei muito feliz com o resultado desse trabalho”, afirma Graça Leal, que iniciou sua pesquisa nos anos 1980, quando atuava no IPAC e era aluna da Universidade Federal da Bahia (Ufba).
Mesmo sendo um nome essencial na luta abolicionista e na construção de uma memória negra no Brasil, Querino foi historicamente apagado. Sua atuação incluiu instituições como a Academia de Belas Artes da UFBA, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, o Liceu de Artes e Ofícios da Bahia, a Igreja do Rosário dos Pretos e a própria Associação Protetora dos Desvalidos.
Sobre a autora do livro 'Manuel Querino'
Nascida no bairro do Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico de Salvador, Maria das Graças de Andrade Leal é doutora e pós-doutora em História Social. Professora titular-plena da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), ela desenvolve pesquisas nas áreas de História Política, Social e Cultural, com foco nas populações afro-brasileiras, na organização da classe trabalhadora e no patrimônio cultural baiano.
Lançamento do livro 'Manuel Querino – Trajetória de um afro-baiano nas letras e lutas'
Quando: 28 de julho (domingo), às 15h
Quando: Sociedade Protetora dos Desvalidos - Largo do Cruzeiro de São Francisco, 017 - Centro Histórico, Salvador
Quanto: entrada gratuita | Livro está à venda pela internet (clique aqui)
+ A Jornada da Alimentação Consciente: jovem perde 40kg e lança livro com mãe
+ Livro que fala de Alzheimer para crianças é lançado em Salvador
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).