Eleições na Aratu: saiba tudo da sabatina de Ronaldo Mansur
Segurança Pública, regulação na saúde, empréstimos do Estado e combate às drogas marcaram a sabatina de Ronaldo Mansur (PSOL) na TV Aratu
Por Victor Hernandes.
O candidato ao Governo da Bahia pelo PSOL, Ronaldo Mansur, apresentou nesta quarta-feira (5) propostas para Segurança Pública, saúde, transparência na gestão estadual e política de combate às drogas durante a sabatina promovida pela TV Aratu para as eleições de 2026.

Entrevistado pelo jornalista Pablo Reis, com participação de profissionais convidados, Mansur foi o terceiro candidato a participar da série de entrevistas e comentou temas como estrutura das polícias, regulação na saúde, empréstimos do Governo da Bahia e preços dos combustíveis.
Saiba tudo da Sabatina de Ronaldo Mansur na TV Aratu
Segurança Pública
Ao abordar a Segurança Pública, o candidato negou críticas direcionadas ao PSOL e afirmou que o partido defende políticas de valorização das forças policiais.
"É um mito dizer que o PSOL é contra a Polícia Militar. O PSOL tem atuado na nossa militância, seja na Bahia ou no Brasil inteiro, em uma política de segurança que garanta direitos tanto para os policiais militares, civis e da polícia científica", afirmou.
Estrutura da Polícia Militar
Ronaldo Mansur também criticou o atual modelo de organização da Polícia Militar e disse que pretende ampliar os direitos dos profissionais da corporação. Segundo o candidato, o modelo militar limita direitos dos policiais e precisa ser debatido.
"A militarização só serve em época de guerra. O policial não pode ter Instagram, não pode rodar Uber, então o sistema militar acaba aprisionando o trabalhador da segurança pública."
Empréstimos do Governo da Bahia
Durante a entrevista, Mansur criticou o volume de empréstimos contratados pela atual gestão estadual e defendeu maior transparência na aplicação dos recursos públicos.
"Hoje nós temos um governo que já tomou cerca de 30 bilhões de empréstimos e a gente não sabe para onde foi. O governo Jerônimo já tomou mais empréstimos que os últimos cinco governadores do estado da Bahia."
O candidato afirmou ainda que pretende ampliar os mecanismos de fiscalização sobre os financiamentos contratados pelo Executivo.
Regulação na saúde
Ao comentar a situação da regulação na Bahia, Ronaldo Mansur afirmou que pretende utilizar tecnologia para melhorar o atendimento na rede pública.
Segundo ele, parte da superlotação hospitalar poderia ser evitada com o fortalecimento da atenção básica e integração dos serviços de saúde.
"Hoje os hospitais estão superlotados com pacientes que não precisariam estar em um hospital. As unidades básicas de saúde dariam conta e, para isso, é preciso utilizar a tecnologia a favor."
Preço dos combustíveis
Na área econômica, Mansur afirmou que pretende defender, junto ao Governo Federal, a retomada da Refinaria Landulpho Alves para ampliar a competitividade no mercado de combustíveis.
"Vamos trabalhar junto com o Governo Federal para que a gente retome a Refinaria Landulfo Alves."
Combate às drogas
O candidato também respondeu sobre a política de drogas defendida pelo PSOL. Durante a entrevista, afirmou ser contrário à criminalização do usuário e defendeu que o combate ao tráfico priorize as organizações criminosas responsáveis pela produção e comercialização de entorpecentes.
"Não sou a favor da criminalização de quem fuma o seu baseadozinho."
Segundo Mansur, o enfrentamento ao tráfico deve ser acompanhado por políticas públicas voltadas para saúde, educação e infraestrutura nas comunidades.
Eleições na Aratu
Nesta edição, a TV Aratu adotou um modelo inédito para as sabatinas. Durante a entrevista, os candidatos podem utilizar um telão no estúdio para apresentar até oito slides com gráficos, tabelas, mapas, fotografias e outros recursos visuais que auxiliem na apresentação de propostas e informações.
Todo o material é entregue previamente à emissora e padronizado em um template neutro, sem elementos que caracterizem propaganda eleitoral, como cores partidárias, slogans, jingles, logomarcas ou animações. Os dados apresentados devem conter a indicação das respectivas fontes, sendo a responsabilidade pelo conteúdo integralmente da candidatura.

LEIA MAIS: Saiba quem é o suspeito de matar policial civil com tiro na cabeça em Salvador
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).