Mansur nega discurso anti-PM e promete reestruturar carreira dos policiais
Candidato ao governo da Bahia, Ronaldo Mansur foi o terceiro convidado da série de sabatinas da TV Aratu, realizada nesta quarta-feira
O candidato ao Governo da Bahia Ronaldo Mansur (PSOL), terceiro entrevistado da série de sabatinas da TV Aratu, realizada nesta quarta-feira (5), apresentou propostas para a área da segurança pública e rebateu críticas sobre o posicionamento do partido em relação às forças policiais, especialmente à Polícia Militar.

Eleições na Aratu
Logo no início da sabatina, Mansur negou que o PSOL tenha uma postura contrária aos policiais e classificou essa ideia como uma “narrativa” sem fundamento. Segundo o candidato, o partido defende uma política de segurança pública que garanta direitos tanto aos agentes de segurança quanto à população.
“É um mito dizer que o PSOL é contra a Polícia Militar. O PSOL tem atuado na nossa militância, seja na Bahia ou no Brasil inteiro, em uma política de segurança que garanta direitos tanto para os policiais militares, civis e da polícia científica”, afirmou.
Durante a entrevista, o candidato defendeu a valorização das categorias da segurança pública e afirmou que pretende reestruturar a carreira dos policiais caso seja eleito. Entre as propostas apresentadas estão a ampliação de concursos públicos, a recuperação do plano de carreira, melhorias salariais e a criação de políticas habitacionais voltadas aos profissionais da área.
Mansur também criticou os governos anteriores e afirmou que, na avaliação dele, a categoria não recebeu a atenção necessária. Para o candidato, investimentos em segurança pública não devem se limitar à compra de equipamentos. “Investir apenas em viaturas e armamentos não é investir em segurança pública”, declarou.
Assista à sabatina completa:
Formato inédito
Nesta edição, a TV Aratu adotou um modelo inédito para as sabatinas. Durante a entrevista, os candidatos podem utilizar um telão no estúdio para apresentar até oito slides com gráficos, tabelas, mapas, fotografias e outros recursos visuais que auxiliem na apresentação de propostas e informações.
Todo o material é entregue previamente à emissora e padronizado em um template neutro, sem elementos que caracterizem propaganda eleitoral, como cores partidárias, slogans, jingles, logomarcas ou animações. Os dados apresentados devem conter a indicação das respectivas fontes, sendo a responsabilidade pelo conteúdo integralmente da candidatura.
Os candidatos voltarão a participar de uma segunda rodada de entrevistas entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro.
As sabatinas com os candidatos ao Senado Federal também serão realizadas em duas etapas, entre os dias 10 e 19 de agosto e entre 14 e 23 de setembro. A ordem de participação foi definida por sorteio, conforme as regras estabelecidas pela emissora.

Leia mais: 'Não tem eleição fácil', diz Jerônimo sobre pressão de ACM Neto na disputa
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).