Semar oferece 100 vagas gratuitas de capacitação náutica em Salvador
Semar oferece 100 vagas gratuitas de capacitação náutica em Salvador; formação contempla algumas das funções mais demandadas pelo mercado
Por Laraelen Oliveira.
A Prefeitura de Salvador abriu cerca de 100 vagas gratuitas para qualificação no setor náutico, uma área que segue em crescimento na capital baiana. O projeto, batizado de Trilha Náutica, é promovido pela Secretaria Especial do Mar (Semar) em conjunto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), com foco no desenvolvimento da Economia Azul.

Especificações do curso de capacitação náutica
O conteúdo da formação contempla algumas funções, como módulos que vão de mecânica e eletricidade náutica a pintura, acabamento, soldagem, fibra de vidro, logística e atendimento ao cliente. As aulas serão ministradas pelo Senai, parceiro técnico da ação.

Os selecionados terão acesso a 160 horas de curso presencial, com direito a certificação e transporte incluso. As turmas serão montadas a partir de um mapeamento feito junto a clubes, marinas e empresas do setor, garantindo que a capacitação dialogue diretamente com as necessidades reais do mercado. Ao final, os participantes também contam com o suporte do Simm para inserção profissional.
As inscrições podem ser feitas tanto pela internet quanto presencialmente, em uma unidade do Simm. A relação dos aprovados será divulgada nos canais oficiais da Semdec e da Semar.
Taxas de desemprego e desigualdade salarial na Bahia
O PIB da Bahia registrou o menor crescimento do Nordeste em 2023, segundo os dados do Sistema de Contas Regionais divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira (14). O estado cresceu 2,3% no ano, índice inferior ao de todas as outras unidades da região e também ficou abaixo da média nacional, de 3,2%.
Diante desse cenário, foi registrado uma taxa de desocupação de 8,5% no terceiro trimestre de 2025, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) divulgada nesta sexta-feira (14) pelo IBGE.
A desigualdade salarial entre homens e mulheres no Brasil apresentou leve redução em 2023, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar da melhora, os homens ainda ganham, em média, 15,8% a mais do que as mulheres.
Leia também: Salvador cria grupo de trabalho para receber Copa do Mundo Feminina
Leia também: Professores devem ser remunerados por recreios e intervalos entre aulas
Leia também: Vereador reclama de 'excesso de eventos na Barra': 'Bairro está morrendo'
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).