Professora baiana acerta tema da redação do Enem 2025

Educadora do Instituto Anísio Teixeira previu com antecedência o tema da redação do Enem 2025, que abordou o envelhecimento na sociedade brasileira

Por Ananda Costa.

A professora baiana Cristiane Tosta, formadora do Instituto Anísio Teixeira (IAT), órgão vinculado à Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), antecipou o tema da redação do Enem 2025, aplicado no primeiro dia do exame, realizado neste domingo (9)

Professora acerta tema da redação do Enem 2025. Foto: Ascom\SEC

Em uma transmissão ao vivo realizada em 16 de outubro, no programa Resenha Terceirão, Cristiane sugeriu que a prova poderia abordar questões relacionadas aos idosos.

Durante a live, transmitida pelo YouTube para estudantes da rede estadual, a educadora explicou que o Enem costuma tratar de grupos historicamente invisibilizados, citando como exemplo os temas anteriores, que abordavam crianças e mulheres. Ela orientou os alunos a refletirem sobre o envelhecimento populacional, os desafios das políticas públicas e o respeito à pessoa idosa.

Um mês depois, a previsão se confirmou. A proposta de redação do Enem trouxe o tema: “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.

O Resenha Terceirão integra as ações da SEC voltadas à preparação dos concluintes e egressos do ensino médio da rede estadual. A iniciativa faz parte de um conjunto de estratégias que incluem simulados, lives, rodas de conversa e o Aulão Prepara Enem.

O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no país. Em 2024, a Bahia ficou em terceiro lugar entre os estados com mais estudantes ingressando em universidades públicas via Sisu, sistema que utiliza as notas do exame.

 O estado também se destacou no desempenho das redações, alcançando o quarto lugar nacional entre os alunos de escolas públicas com notas entre 980 e 1000 pontos.

Foto: Divulgação

LEIA MAIS: Tema do Enem 2025 exige atenção: professora explica armadilha e como ir bem

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.