Professora baiana acerta tema da redação do Enem 2025
Educadora do Instituto Anísio Teixeira previu com antecedência o tema da redação do Enem 2025, que abordou o envelhecimento na sociedade brasileira
Por Ananda Costa.
A professora baiana Cristiane Tosta, formadora do Instituto Anísio Teixeira (IAT), órgão vinculado à Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), antecipou o tema da redação do Enem 2025, aplicado no primeiro dia do exame, realizado neste domingo (9).

Em uma transmissão ao vivo realizada em 16 de outubro, no programa Resenha Terceirão, Cristiane sugeriu que a prova poderia abordar questões relacionadas aos idosos.
Durante a live, transmitida pelo YouTube para estudantes da rede estadual, a educadora explicou que o Enem costuma tratar de grupos historicamente invisibilizados, citando como exemplo os temas anteriores, que abordavam crianças e mulheres. Ela orientou os alunos a refletirem sobre o envelhecimento populacional, os desafios das políticas públicas e o respeito à pessoa idosa.
Um mês depois, a previsão se confirmou. A proposta de redação do Enem trouxe o tema: “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.
O Resenha Terceirão integra as ações da SEC voltadas à preparação dos concluintes e egressos do ensino médio da rede estadual. A iniciativa faz parte de um conjunto de estratégias que incluem simulados, lives, rodas de conversa e o Aulão Prepara Enem.
O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no país. Em 2024, a Bahia ficou em terceiro lugar entre os estados com mais estudantes ingressando em universidades públicas via Sisu, sistema que utiliza as notas do exame.
O estado também se destacou no desempenho das redações, alcançando o quarto lugar nacional entre os alunos de escolas públicas com notas entre 980 e 1000 pontos.

LEIA MAIS: Tema do Enem 2025 exige atenção: professora explica armadilha e como ir bem
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).