Dia um do ENEM traz novidade e é considerada mais fácil, avalia especialista
Prova de linguagens traz um texto para cinco questões: Dia um do ENEM traz novidade e é considerada mais fácil, avalia especialista
Por João Tramm.
O primeiro dia do Enem 2025 surpreendeu positivamente os estudantes, segundo avaliação de Marcos Raggazzi, diretor-executivo do Bernoulli Educação. Na percepção dele, o dia um do ENEM traz novidade e é considerada mais fácil, avalia especialista.
A prova de Linguagens teve como característica ser mais acessível que nos últimos anos e apresentou uma novidade inédita na estrutura das questões, inspirada em outros grandes vestibulares.

Dia um do ENEM traz novidade e é considerada mais fácil, avalia especialista
Em 2025, a novidade que chamou atenção foi que apenas um texto serviu como base para cinco questões seguidas.
“A prova de linguagens foi uma prova mais fácil do que dos anos anteriores. Ela trouxe uma novidade, que é uma estrutura que realmente nunca tinha acontecido no Enem, que é ter um texto base que servia para cinco questões. Isso é um padrão muito comum em vestibulares, como Fuvest e Unicamp”, explicou Raggazzi.
Segundo ele, essa mudança ajudou a tornar a leitura mais fluida e a compreensão das perguntas mais simples para os candidatos. “Facilitou para a maioria dos alunos, apesar de o texto base ser grande, o aluno ler com mais rapidez e chegar à resposta com mais facilidade”, destacou.
Em relação à prova de Ciências Humanas, o diretor afirmou que o nível de dificuldade foi semelhante ao das últimas edições, sem grandes surpresas. “Ela foi uma prova muito dentro daquilo que tem sido o padrão do Enem nos últimos cinco anos. Ela não foi nem mais difícil, nem mais fácil quando comparada com o ano anterior. Então, teve mais ou menos o mesmo nível”, avaliou.
O educador também destacou que temas recorrentes — como aspectos sociais, o papel da mulher e a relação entre religião e sociedade — apareceram tanto na prova de Linguagens quanto na de Humanas. “Tínhamos dois trechos para serem comparados, um texto da Bíblia e outro do Alcorão. São coisas que dão tranquilidade para os alunos. Eu acho que os alunos não tiveram dificuldade de fazer esse primeiro dia”, concluiu Raggazzi.
Redação
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apresentou neste domingo (9) o tema da redação do Enem 2025: “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. Ao Aratu On, Sidnéia Azevedo, do Colégio Bernoulli, diz que tema do Enem 2025 exige atenção: professora explica armadilha e como ir bem.
Para a professora de Redação e Língua Portuguesa do Bernoulli Educação, Sidinéia Azevedo, o tema exige um cuidado redobrado dos candidatos. Em especial pela palavra 'perspectiva', que pode gerar uma fuga do objeto central da discussão.

ENEM
No primeiro dia do Exame (9), os candidatos têm até as 19h para concluir a prova, totalizando 5 horas e 30 minutos de duração. No domingo seguinte (16), a aplicação do exame tem duração de 5h, de modo que vai até as 18h30.
Nos dois dias, a saída do local de prova mas sem o caderno de questões é permitida a partir das 15h30. Para deixar o local com o caderno em mãos, é preciso sair quando faltarem 30 minutos para o fim do exame, ou seja, às 18h30 do primeiro dia e a partir das 18h no segundo dia.
Alguns participantes que solicitaram atendimento especializado durante a inscrição para a prova têm direito a um tempo adicional para responder as questões. Nesses casos, a prova vai até as 20h no primeiro domingo (9) e 19h30 no segundo domingo (16). Participantes de videoprova em libras têm até as 21h primeiro dia e 20h30 no segundo.
Para obter um bom desempenho e potencializar as chances de ingressar em no ensino superior, é fundamental conhecer a estrutura da prova do Enem e se preparar de forma eficiente. O Aratu On preparou um guia completo com as principais informações sobre o exame, além de dicas para quem busca se destacar.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).