PND 2025: entenda o que é o idadismo, tema central da questão dissertativa

Neste ano, a Prova Nacional de Docente, destacou a importância de combater práticas discriminatórias e promover a integração entre diferentes gerações no ambiente escolar.

Por Rosana Bomfim.

A questão discursiva da Prova Nacional Docente (PND), aplicada neste domingo (26) em todo o país, trouxe à tona um tema de grande relevância social: o idadismo, também conhecido como etarismo o preconceito, estereótipo ou discriminação com base na idade. O exame, destacou a importância de combater práticas discriminatórias e promover a integração entre diferentes gerações no ambiente escolar.

Prova Nacional Docente no domingo | Foto: Agência Brasil / EBC

Idadismo tema central da questão dissertativa da PND 

Segundo o Inep, o enunciado da questão foi inspirado no Relatório Mundial sobre o Idadismo de 2023, produzido pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). O texto de apoio utilizado na prova enfatiza a necessidade de reconhecer o valor das pessoas em todas as fases da vida e de fomentar o respeito e a convivência intergeracional dentro das instituições de ensino.

Os candidatos foram convidados a discutir os efeitos das diferenças entre gerações no contexto escolar, propondo ao menos uma atividade concreta de combate ao idadismo e de promoção da integração entre alunos, professores e comunidade escolar de diferentes faixas etárias. Este ano, foram mais de 1,08 milhão de inscritos no exame.

Para auxiliar na elaboração da redação, os participantes contaram com textos motivadores que contextualizam o tema. Entre eles, o artigo 22 do Estatuto do Idoso, que defende a inserção de conteúdos sobre o envelhecimento e a valorização da pessoa idosa nos currículos escolares.

Outro material apresentado foi um trecho da obra “À Sombra Desta Mangueira”, do educador Paulo Freire (1921-1997), publicada em 1995. No texto, Freire reflete sobre juventude e velhice não como fases biológicas, mas como atitudes diante da vida e da aprendizagem, ressaltando a importância do diálogo entre gerações como base da educação libertadora.

PND 2025: entenda o que é o idadismo, tema central da questão dissertativa| Foto: Ilustrativa

Estrutura da prova

Além da questão discursiva, a PND contou com questões objetivas voltadas à formação geral docente e ao componente específico de cada área da licenciatura.

De acordo com o edital da PND 2025, a parte de formação geral incluiu 30 questões objetivas e uma discursiva, enquanto a parte específica reuniu 50 questões de múltipla escolha sobre conteúdos próprios de cada curso, como Artes Visuais, Biologia, Filosofia, Matemática, Pedagogia, entre outros — totalizando 17 áreas.

A matriz da PND é a mesma do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) voltado às licenciaturas, cuja versão mais recente, em 2024, passou a enfatizar a formação

LEIA MAIS: Como estudar para concursos Bahia; veja como sair à frente da concorrência

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.