PND: MEC adia prazo de inscrição e pagamento da Prova Nacional Docente
Mudanças no calendário da Prova Nacional Docente (PND) também incluem pedidos de atendimento especializado e uso do nome social
Por Júlia Naomi.
O Ministério da Educação (MEC) anunciou a prorrogação do prazo de inscrições da Prova Nacional Docente (PND) até o dia 30 de julho. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda (28). Além desta alteração, o aumento do prazo para pagamento da taxa, solicitação de atendimento especializado e uso do nome social foi publicado no Diário Oficial da União nesta segunda (28).
Na segunda-feira anterior à medida, a Justiça Federal da 4ª Região do Rio Grande do Sul decidiu que profissionais formados nos cursos de licenciatura de Dança e de Teatro também devem ter o direito de participar da avaliação. O comunicado na página do MEC sobre as atualizações no calendário não informa se a ampliação do prazo foi motivada devido à decisão judicial.
Antes da decisão, o prazo de inscrição terminaria na última sexta-feira (25). Com a mudança, interessados em participar da avaliação podem solicitar atendimento especializado e o uso do nome social até o dia 30. Já o pagamento do boleto de inscrição pode ser feito até 1° de agosto (quinta-feira). A data de aplicação da prova será mantida.
Confira o novo calendário da Prova Nacional Docente (PND)
- Inscrições: 14 a 30/07/2025
- Pagamento da taxa de inscrição: 14 a 01/08/2025
- Tratamento pelo nome social: 14 a 30/07/2025
- Solicitação de atendimento especializado: 14 a 30/07/2025
- Resultado de solicitação por atendimento especializado: 01/08/2025
- Recurso para atendimento especializado: 04 a 08/08/2025
- Resultado do recurso para atendimento especializado: 13/08/2025
- Aplicação da prova: 26 de outubro
- Gabarito preliminar e padrão de resposta: 28 de outubro
- Gabarito definitivo e padrão de resposta da questão discursiva: 11 de novembro
- Resultado da prova: 10 de dezembro
Saiba mais sobre a Prova Nacional Docente (PND)
A Prova Nacional Docente (PND) funcionará como um concurso nacional unificado e servirá de alternativa para a seleção de professores da educação básica. Ela segue a matriz do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) das Licenciaturas e tem como finalidade apoiar os processos seletivos realizados pelos estados e municípios, podendo ser utilizada como único critério ou como parte do da seleção de professores. Dessa forma, as redes de ensino têm autonomia para utilizar o resultado da avaliação de forma classificatória, eliminatória ou complementar.
Além de profissionais formados, estudantes concluintes de cursos de licenciatura que estejam inscritos no Enade 2025 podem participar. A taxa de inscrição é de R$85 e deve ser paga até 01 de agosto.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).