PND: inscrições para a Prova Nacional Docente começam nesta segunda

Prova Nacional Docente (PND) funciona como um concurso nacional unificado para professores de educação básica da rede pública

Por Júlia Naomi.

O período de inscrições da primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) começa nesta segunda-feira (14). Apelidada de Enem dos Professores, a prova funcionará como um concurso nacional unificado e servirá de alternativa para a seleção de professores da educação básica.

Prova Nacional dos Professores (PND) tem como objetivo estimular a realização de concursos públicos em todo o Brasil. Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil

O prazo para inscrição na PND é o dia 25 de julho, até às 23h59. Além de profissionais formados, estudantes concluintes de cursos de licenciatura que estejam inscritos no Enade 2025 podem participar. A prova será aplicada em todo o país, no dia 26 de outubro. 

A Prova Nacional Docente segue a matriz do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) das Licenciaturas e tem como finalidade apoiar os processos seletivos realizados pelos estados e municípios,  podendo ser utilizada como único critério ou como parte do da seleção de professores. 

Dessa forma, as redes de ensino têm autonomia para utilizar o resultado da avaliação de forma classificatória, eliminatória ou complementar. Nas 5 regiões do país, 22 estados e 1.508 municípios, dos quais 18 são capitais, aderiram voluntariamente à aplicação da prova. 

Saiba mais sobre as inscrições para a Prova Nacional Docente (PND)

Os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo Sistema PND (pnd.inep.gov.br/pnd/). A taxa de inscrição é de R$ 85 e deve ser paga até 31 de julho. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou, nesta segunda-feira, 14 de julho, os resultados dos recursos relacionados aos pedidos de isenção da taxa de inscrição. 

Doadores de medula óssea e candidatos de baixa renda inscritos no CadÚnico que tiveram o pedido de isenção aprovado, não precisam pagar. Concluintes de graduação inscritos no Enade 2025 também estão isentos. Eles devem cessar o Sistema PND, preencher as informações solicitadas e efetivar sua inscrição. 

Ministério da Educação afirma que quer induzir o aumento de professores qualificados nas redes públicas de ensino por meio da PND. Foto: Agência Brasil

A Prova Nacional docente vai avaliar a Formação Geral Docente (FGD), além de testar áreas do conhecimento específicas, que deverão ser indicadas pelo candidato no momento da inscrição. São elas: Artes Visuais, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras Português, Letras Português e Espanhol, Letras Português e Inglês, Letras Inglês, Matemática, Música, Química, Pedagogia.

Leia também: Concurso do Ministério da Defesa tem edital autorizado; 148 vagas para professores

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.