MEC Enem: governo lança aplicativo que corrige redação e simula provas
Aplicativo MEC Enem está disponível nas principais lojas de aplicativos a partir desta sexta-feira (10)
Por Júlia Naomi.
O Ministério da Educação lançou um aplicativo que corrige redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), simula provas, oferece materiais de reforço e assistência virtual. Nomeada de MEC Enem, a ferramenta está disponível a partir desta sexta-feira (10), nas principais lojas de aplicativos e via navegador.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal forma de acesso para o Ensino Superior no Brasil. Neste ano, 4,8 milhões de pessoas confirmaram a inscrição em todo o país. Do total, 428 mil candidaturas foram feitas na Bahia e 102 mil em Salvador.
Feito para auxiliar os estudantes na preparação para o Enem, o MEC Enem dispõe de vídeos explicativos e apostilas, além de possibilitar o envio de mensagens diretas aos usuários. De acordo com o MEC, trata-se de "uma ferramenta estratégica de comunicação com os estudantes".
Após se cadastrar na ferramenta com o login gov.br, o estudante terá acesso às seguintes funcionalidades:
- trilhas de estudo segmentadas por complexidade e campo do conhecimento;
- simulados completos com questões de provas do Enem;
- assistente virtual com inteligência artificial para construir planos ou cronogramas de estudo personalizados, bem como tirar dúvidas do estudante, com base em conteúdos exclusivos das matérias que caem no Enem;
- transcrição e correção automatizada de redação, por meio de uma tecnologia que conta com a maior velocidade e acurácia de correção do mercado.
Simulações do aplicativo MEC Enem têm tempo cronometrado
Para auxiliar os estudantes a treinarem suas habilidades para a prova oficial do Enem 2025, que acontece nos dias 9 e 16 de novembro, a interface do MEC Enem apresenta um cronômetro, tanto nas seções de questionário quanto na redação, a fim de simular a experiência completa do exame.
Como é feita a correção da redação do Enem?
Na seção Redação do MEC Enem, a ferramenta disponibiliza o tema do simulado, com base em provas antigas do exame. O usuário deve escrever o texto dissertativo-argumentativo a punho, assim como na avaliação oficial. Em seguida, deve tirar uma foto do texto.
O aplicativo transcreve a redação automaticamente e possibilita que o estudante faça edições antes de enviar para a plataforma. Em até 60 segundos, a inteligência artificial do MEC Enem corrige a redação, atribui a pontuação estimada e aponta melhorias.
Na última sexta-feira (03), o Ministério da Educação publicou uma cartilha com recomendações para a escrita da redação do Enem 2025. O documento apresenta a Matriz de Referência da prova, que detalha cinco competências consideradas pelos corretores no momento da avaliação, além dos critérios de avaliação utilizados.
Resultados da Bahia no Enem
A Bahia se encontra entre os quatro últimos colocados no ranking do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, que considera a média de desempenho dos candidatos nos 26 estados e no Distrito Federal. Para fazer o levantamento, a reportagem do Aratu On analisou os microdados da avaliação, divulgados pelo Ministério da Educação por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).