Inep divulga cartilha com orientações para redação do Enem 2025

Documento explica critérios de avaliação da redação do Enem 2025 e apresenta exemplos de produções bem avaliadas

Por Júlia Naomi.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação, publicou uma cartilha com recomendações para a escrita da redação do Enem 2025. A divulgação foi feita nesta sexta-feira (03).

Redação do Enem 2025 deve ser dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas. Foto: Divulgação

"A Redação do Enem 2025 - Cartilha do Participante" está disponível no portal do Inep. O documento apresenta a Matriz de Referência da prova, que detalha cinco  competências consideradas pelos corretores no momento da avaliação, além dos critérios de avaliação utilizados.

A cartilha do Inep também apresenta exemplos de redações que receberam notas elevadas no Enem 2024, com explicações sobre o motivo as levou a atingirem as pontuações. Há também o detalhamento de critérios fazem a redação receber nota zero, como fuga total do tema, assinatura e a realização de desenhos.

O guia ainda orienta os estudantes sobre como evitarem "repertórios de bolso", que são referências socioculturais memorizadas e utilizadas de forma genérica, sem conexão verdadeira com o tema proposto. 

Conheça as 5 competências da redação do Enem

Cada redação do Enem é corrigida por no mínimo 2 corretores independentes, que são pessoas graduadas em Letras ou Linguística. Eles avaliam cada competência individualmente, com notas que podem ir de 0 a 200 pontos. Somadas, as pontuações podem chegar a 1000 pontos, que é a nota máxima. As competências são:

  • Domínio da escrita formal da língua portuguesa;
  • Compreender o tema e não fugir do que é proposto;
  • Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  • Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
  • Respeito aos Direitos Humanos.

Redações do Enem com escrita ilegível para os dois avaliadores serão anuladas. Foto: Tânia Rego / Agência Brasil

Realização do Enem 2025

As provas do Enem serão aplicadas em dois domingos consecutivos, nos dias 9 e 16 de novembro. No primeiro dia, os candidatos respondem a 45 questões de linguagens, incluindo língua portuguesa, literatura, idioma estrangeiro (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação, além de 45 questões de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia) e elaboram uma redação dissertativa-argumentativa.

Já no segundo dia, os participantes encaram 90 questões objetivas, sendo 45 de ciências da natureza (química, física e biologia) e 45 de matemática e suas tecnologias. Pensando nisso, o Aratu On preparou uma matéria que elenca os assuntos mais recorrentes da prova de Matemática do Enem.

Enem PPL

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) serão abertas no dia 06 de outubro de 2025. As provas serão realizadas em 16 e 17 de dezembro.

Enem PPL tem inscrições abertas a partir de 6 de outubro. Foto: Agência Brasil

Como foi o desempenho da Bahia no Enem 2024?

A Bahia se encontra entre os quatro últimos colocados no ranking do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, que considera a média de desempenho dos candidatos nos 26 estados e no Distrito Federal. Para fazer o levantamento, a reportagem do Aratu On analisou os microdados da avaliação, divulgados pelo Inep.

As escolas do estado com melhor desempenho do no Enem são, em sua maioria, da rede privada. Entre as instituições com as maiores médias, destaque para o Colégio Bernoulli, que lidera com 730,49 pontos. Os Institutos Federais protagonizam 25 dos 30 melhores resultados entre as escolas públicas

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.