Inscrições para o Enem 2025 começam nesta segunda-feira; veja detalhes
Enem 2025 volta a permitir certificação do ensino médio e pré-inscrição automática para alunos da rede pública
Por Da Redação.
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 começam nesta segunda-feira (26) e seguem até o dia 6 de junho. O cadastro deve ser feito exclusivamente pela Página do Participante.
Para candidatos pagantes, a taxa de inscrição permanece em R$ 85, com vencimento até 11 de junho. O pagamento poderá ser realizado por Pix, cartão de crédito ou boleto bancário. Já candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e estudantes do último ano do ensino médio em escolas públicas estarão automaticamente isentos da taxa.
Além disso, aqueles que optarem pela obtenção do certificado de conclusão do ensino médio por meio do Enem também estarão isentos, desde que atinjam as pontuações mínimas exigidas: 450 pontos em cada área de conhecimento e, no mínimo, 500 pontos na redação.
Novidades do Enem 2025
Nesta edição, o Enem volta a permitir que maiores de 18 anos que não concluíram a educação básica utilizem a prova como forma de certificação do ensino médio. Essa função havia sido transferida em 2017 para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
Outra novidade anunciada pelo Ministério da Educação é a pré-inscrição automática para estudantes do último ano do ensino médio da rede pública. “Os estudantes poderão apenas confirmar seus dados e selecionar o idioma estrangeiro da prova na plataforma”, afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana.
Provas do Enem 2025
As provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos, nos dias 9 e 16 de novembro.
No primeiro dia, os candidatos respondem a 45 questões de linguagens, incluindo língua portuguesa, literatura, idioma estrangeiro (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação, além de 45 questões de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia) e elaboram uma redação dissertativa-argumentativa.
Já no segundo dia, os participantes encaram 90 questões objetivas, sendo 45 de ciências da natureza (química, física e biologia) e 45 de matemática e suas tecnologias.
+ Inep divulga espelho da redação do Enem 2024 e resultado dos treineiros
LEIA MAIS: Edital do Enem 2025 será publicado nesta sexta-feira; veja cronograma
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).