Estudante baiano ganha destaque e assume mandado como jovem senador

Jovem baiano ganhou destaque ao propor a criação do Plano Chico Mendes de Justiça Climática Popular, dentro da política nacional focada na reparação ambiental

Por Da Redação.

Baiano do Colégio Estadual de Tempo Integral Antônio Felipe Evangelista Neto, em Mutuípe, João Pedro Ferreira Santos, 17 anos, assumiu, nesta segunda-feira (18), o mandato de jovem senador da Bahia, dentro do Programa Jovem Senador, realizado pelo Senado Federal.

No seu primeiro dia no “cargo”, ele participou da eleição da Mesa Diretora e apresentou seu primeiro projeto de lei.

Estudante baiano assume vaga de jovem senador | Foto: Viviane Macêdo

O Jovem Senador é uma iniciativa anual do Senado que visa oferecer aos estudantes do Ensino Médio da rede pública uma experiência de herança no processo legislativo brasileiro para promover a política de educação e estimular o exercício da cidadania entre os jovens.

João Pedro foi o eleito da Bahia depois de passar por um processo de seleção que analisou a redação de 3,6 mil inscritos, promovida pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC).

O tema da redação foi a crise climática. Trata-se do mesmo projeto de lei que vai levar às comissões de Meio Ambiente e Direitos Humanos do Senado. O baiano propõe a criação do Plano Chico Mendes de Justiça Climática Popular, dentro da política nacional focada em acessórios ambientais e no fortalecimento das comunidades que resistem às injustiças climáticas.

O plano é estruturado em cinco eixos principais: Mapeamento participativo dos territórios vulneráveis (favelas, quilombos, comunidades indígenas e periféricas) para identificar riscos climáticos e demandas locais; Investimentos em infraestrutura: saneamento básico de qualidade, moradias seguras, reflorestamento comunitário e acesso à água potável;  

Jovem Baiano Assume Mandato Como Jovem Senador Foto Viviane Macêdo

Fomento à produção agroecológica e às economias de base comunitária, com apoio técnico e financiamento público, especialmente em comunidades tradicionais;

Garantia de participação política das populações atingidas nas decisões sobre políticas ambientais, com cadeiras reservadas para representantes desses grupos em conselhos e conferências.

"Chico Mendes é um símbolo da luta pela preservação ambiental com justiça social. Seu legado mostra que não existe cuidado com o planeta sem cuidado com as pessoas que vivem a partir da terra. O Plano Chico Mendes de Justiça Climática Popular confirma que os impactos das mudanças climáticas não são neutros: atingem mais fortemente quem já vive nas margens da sociedade."

Essa proposta busca reparar essas desigualdades históricas, garantindo dignidade, infraestrutura e protagonismo às comunidades mais afetadas”, escreveu o baiano na justificativa de seu projeto.

"A educação transforma. Transformou a minha vida. O recado que dou a outros estudantes da rede pública é que acreditam na escola", disse. Ele acrescentou: “Façam sempre o melhor, faça tudo com dedicação que as coisas acontecem, uma hora vai”.

Quem também acompanhou o grupo de João Pedro foi a coordenadora de Políticas Públicas para a Juventude da Secretaria, Iana Sara. Ela destacou a importância do Programa Jovem Senador para a formação de cidadãos estudantes.

Programa Mais Futuro: Inscrições estão abertas até 18 de setembro

“É uma iniciativa muito importante do Senado que a gente se engaja bastante na Bahia. No Estado, também temos o Programa Deputado Jovem Baiano e o Programa Deputado Jovem Universitário. São diversas ações unificadas para fortalecer o protagonismo

LEIA MAIS: Estudante baiano é destaque nacional ao criar papel com planta Espada de São Jorge

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.