Programa Mais Futuro: Inscrições estão abertas até 18 de setembro

Confira quais alunos poderão participar do programa Mais Futuro, no segundo semestre de 2025

Por Da Redação.

A partir desta segunda-feira (18), estão abertas as inscrições para a edição do segundo semestre de 2025 do Programa Mais Futuro. O edital foi divulgado no último sábado (16), pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC). As inscrições poderão ser realizadas até o dia 18 de setembro de 2025, via plataforma digital.

Programa mais futuro inscrições abertas | Foto: Ilustração | Uesb

O edital que regulamenta as inscrições para a iniciativa integra a política estadual de permanência estudantil e é voltado para universitários em situação de vulnerabilidade socioeconômica, matriculados em cursos presenciais nas quatro universidades estaduais da Bahia.

 As inscrições serão realizadas exclusivamente por endereço eletrônico. Clique aqui.

O Mais Futuro oferece três modalidades de auxílio financeiro:

  • Perfil Básico, de R$ 400, destinado a estudantes que moram até 100 quilômetros do campus;
  • Perfil Moradia, de R$ 800, para quem precisou mudar de cidade para estudar;
  • Perfil Complementar, voltado a quem já recebe outro tipo de bolsa e tem direito à diferença até o limite do programa.

Programa Mais Futuro Inscricoes Abertas Ate 18 De Setembro | Foto: Ilustração | Uneb

Quais estudantes podem participar do programa? 

Podem se inscrever alunos das universidade estaduais da Bahia (Uneb), do Sudoeste da Bahia (Uesb), de Santa Cruz (Uesc) e de Feira de Santana (UEFS).

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Poderão participar estudantes regularmente matriculados que atendam aos seguintes requisitos:

  • Que não tenham concluído outro curso superior
  • Que atendam aos critérios socioeconômicos estabelecidos
  • Renda familiar per capita de até meio salário mínimo
  • Renda total de até três salários mínimos

É necessário o estudante ter o cadastro atualizado no CadÚnico e não possuir vínculo empregatício e manter a frequência mínima exigida pela instituição de ensino.

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Quais documento necessários? 

Para se inscrever, os estudantes devem anexar documentos digitalizados, como de

 Identidade com foto e CPF,
Folha Resumo do CadÚnico (atualizada)
Comprovante de matrícula e histórico acadêmico
Comprovante de residência recente 
Declaração de inexistência de vínculo empregatício ou de outro curso superior.

Candidatos ao Perfil Moradia precisam apresentar, também, comprovante de residência anterior ou declaração de necessidade de mudança, e os do Perfil Complementar devem anexar declaração atualizada do setor de assistência estudantil da universidade, conforme exigências do edital.

A análise das inscrições será feita pelas universidades estaduais e validada pela SEC.

O auxílio será pago mensalmente, por oito meses, no caso do Perfil Básico, e por 12 meses para o Perfil Moradia. Através do programa, o Governo do Estado reafirma seu compromisso de apoiar a permanência estudantil, reduzir desigualdades e garantir que mais jovens concluam sua formação acadêmica.

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