Rede Varejista encerra atividades em duas lojas de shoppings em Salvador

Lojas da Fast Shop terão atividades encerradas ainda no mês de outubro; empresa fala em reestruturação

Por Rosana Bomfim.

Duas unidades da rede varejista Fast Shop vão encerrar as atividades em shoppings centers de Salvador ainda neste mês de outubro. De acordo com a empresa, a medida faz parte de um processo de reestruturação do grupo.

+Assista, ao vivo, aos programas do SBT no Aratu On

Compras da Bahia | Foto: Ilustração

A primeira loja a fechar as portas fica no Shopping da Bahia (antigo Iguatemi), localizado no bairro Caminho das Árvores. O atendimento ao público segue até o próximo domingo (12).

Ao todo, 11 lojas da rede que deixarão de funcionar no Brasil. Segundo a empresa, o fechamento integra uma remodelagem de negócios que já vinha sendo planejada e foi resolvida agora, em consonância com a estratégia de longo prazo da companhia.

Fast Encerra Atividades Em Dois Shoppings Em Salvador

"A Fast Shop está sempre em busca de melhorias contínuas de forma a ampliar a eficiência operacional da companhia. Neste sentido, a empresa reavalia constantemente sua estrutura e operação - inclusive de lojas físicas, com a priorização de pontos de venda que estão localizados à sua estratégia", informou a rede, por meio de nota.

O grupo mantém mais de 80 lojas físicas em todo o país. Seus meios digitais, incluindo site e aplicativo, registram mais de 10 milhões de acessos mensais.

Em janeiro deste ano, dados do comércio varejista baiano registraram queda de 2,5% no final do ano passado. Em âmbito nacional, o varejo se manteve estável, com uma leve retração de 0,4%. Ainda não é possível dizer se a decisão da Fast Shop é algo isolado, ou se outras empresas do ramo podem seguir o mesmo caminho. 

Vale lembrar que, nos últimos dias, o setor de comércio e serviço já tem sido impactado por conta da crise do metanol, que tem reduzido a venda de bebidas alcóolicas, especialmente os destilados, por suspeita de adulteração. Na Bahia, o governo já iniciou uma operação para fiscalizar os produtos.

Outra medida que promete impactar o setor foi adiada pelo governo federal. Prevista inicialmente para valer a partir de 01 de setembro deste ano, a medida de restrição do comércio em feriados só começará a ter efeitos no dia 1º de março de 2026.

Editada em novembro de 2023, a portaria determina que o funcionamento do comércio em feriados dependerá de convenção coletiva entre empregadores e empregados, conforme previsto na Lei nº 10.101/2000. A norma revoga a Portaria nº 671/2021, editada no governo anterior, que permitia o trabalho em feriados sem necessidade de acordo coletivo.

Na prática, a decisão unilateral do empregador deixará de ser suficiente. Assim que a nova regra entrar em vigor, será obrigatório que as empresas negociem com os trabalhadores as condições para o funcionamento em dias de feriado. Entre os pontos que poderão ser acordados estão o pagamento em dobro, folgas compensatórias ou benefícios adicionais.

 

LEIA MAIS: Spotify anuncia parceria com ChatGPT; veja como usar IA em sua playlist

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.