Spotify anuncia parceria com ChatGPT; veja como usar IA em sua playlist
Segundo o Spotify, ouvintes das versões Free e Premium poderão pedir recomendações diretamente ao ChatGPT
Por Rosana Bomfim.
O Spotify anunciou uma nova integração com o ChatGPT que promete transformar a maneira como os usuários descobrem e interagem com músicas e podcasts. A partir desta semana, ouvintes das versões Free e Premium da plataforma de streaming poderão solicitar recomendações diretamente durante uma conversa com o assistente de inteligência artificial da OpenAI, que virou um verdadeiro fenômeno desde o seu lançamento, em 2023.
Presente em mais de 2.000 dispositivos, o Spotify é febre entre os brasileiros, que se destacam, inclusive, com listas de artistas mais ouvidos e das melhores músicas de 2025, por exemplo.
O objetivo da empresa, neste novo momento, é dar mais um passo para se aproximar do usuário, agora dentro das conversas no ChatGPT. A nova funcionalidade permite que o usuário mencione o Spotify em um prompt para receber sugestões de faixas, artistas, álbuns, playlists ou episódios de podcast.
O aplicativo, que anunciou aumento de tarifas em setembro, é usado para a reprodução de músicas, áudios e podcasts.
Na primeira interação, o ChatGPT solicitará a conexão da conta do Spotify. Depois disso, basta enviar comandos como “toque uma playlist de pop coreano” ou “recomende podcasts sobre tecnologia”. O ChatGPT exibirá resultados diretamente na conversa, abrindo o aplicativo Spotify quando o usuário quiser ouvir ou assistir ao conteúdo completo.
Como funciona a parceria do ChatGPT e Spotify
Inicie uma conversa no ChatGPT e mencione o Spotify no prompt. Na primeira vez que fizer isso, você será solicitado a conexão com a sua conta do Spotify.
A partir daí, basta pedir músicas, artistas, álbuns, playlists ou episódios de podcast. O ChatGPT abrirá automaticamente o aplicativo Spotify no seu chat e usará o contexto relevante para realizar a tarefa. Como alternativa, peça recomendações com base em um humor, tema ou tópico, e o Spotify apresentará escolhas personalizadas no fluxo da sua conversa.
A experiência também é contextual: o serviço pode criar trilhas sonoras personalizadas com base em temas discutidos no chat, como “uma viagem de carro de fim de semana” ou “um jantar romântico”. Para resultados ainda mais precisos, o Spotify recomenda incluir detalhes como gênero musical, humor, artistas ou tópicos de interesse.
Para quem está disponível?
Usuários da versão gratuita terão acesso ao catálogo de playlists já conhecidas, como Discover Weekly e New Music Friday. Já os assinantes Premium poderão receber seleções exclusivas, geradas a partir de prompts mais elaborados e ajustadas ao histórico e preferências individuais.
Segundo a empresa, a integração é totalmente opcional e pode ser ativada ou desativada a qualquer momento. O Spotify reforça que nenhum conteúdo de áudio ou vídeo será compartilhado com a OpenAI para fins de treinamento de modelos de inteligência artificial.
A novidade está disponível em inglês em 145 países e funciona em todas as versões do ChatGPT — Free, Plus e Pro — tanto na web quanto nos aplicativos móveis para iOS e Android.
Com essa parceria, o Spotify amplia sua presença nas rotinas digitais dos ouvintes, enquanto artistas e podcasters ganham uma nova via de descoberta dentro do ecossistema da IA conversacional.
LEIA MAIS: Conversamos com o robô ChatGPT, apontado como o grande concorrente do Google; confira a entrevista
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).