Conheça regras curiosas que os turistas terão que cumprir na Copa do Catar; "proibido beber em público e joelhos à mostra"
No material, são abordados diversas temáticas, desde coisas básicas, como vestuário, até como se portar, em caso de ser recebido na casa de "catariano".
Para quem está pensando em Copa do Mundo com cerveja, churrasco e roupas despojadas, deve ficar em Salvador. Em um documento, publicado no último final de semana (20 e 21/8), a Fifa junto ao governo do Catar, lançaram as regras e normas para os turistas, que pretendem visitar o pais durante o mundial de futebol.
No material, são abordados diversas temáticas, desde coisas básicas, como vestuário, até a forma de se portar, em caso de ser recebido na casa de "catariano".
Sobre as vestimentas, as mulheres e homens tem condições bem diferentes. Os homens estão proibidos, por exemplo, de andar mostrando os ombros e com "calções folgados", além de terem de manter sempre cobertas suas pernas.
Já as mulheres, seguem diretrizes mais rígidas, sobre a parte superior e inferior de seus corpos, fica proibida qualquer exposição considerada excessiva.
"Camisas sem mangas, vestidos curtos, tops soltos, shorts curtos, tops curtos eminissaias são estritamente proibidas.", afirma o documento. Além das roupas, segundo as normas culturais do pais, os famosos "santinhos", estão proibidos. É proibida a utilização de imagens, ou joias, que remetam a outras religiões.
TROCA DE OLHARES
No pais, é considerado agressivo e desagradável, olhas fixamente para uma pessoa, independente de idade ou sexo.
CUMPRIMENTOS
No Brasil, conhecemos diversas formas de saudar um amigo, até mesmo um desconhecido, um beijo na lateral do rosto, dois beijos, um em cada lado, ou até mesmo um abraço.
Porém, as coisas se tornam menos intimas no pais sede do mundial. Para a cultura local, o contato fica mais frio, sendo preferível a saudação sem toques e no caso de pessoas do sexo oposto, o toque das mãos é ainda mais condenável.
Além da redução de toques, o pais ainda segue uma "ordem de cumprimentos" dentro das residências. No caso de existirem pessoas mais velhas, essas devem ser saltadas primeiro, como forma de respeito.
Ao se aproximar de esposas, ou filhas, o aperto de mal pode ser visto como invasivo, e novamente deve ser evitado. Porém, se tratando de crianças, um toque na parte de cima da cabeça, faz alusão a benção e ao "toque de deus".
FINAIS DE SEMANA
Diferente do Brasil, que temos o "Domingou", a semana de trabalho no Catar segue outro padrão de dias. O trabalho semanal, é de domingo a quinta-feira, com sexta-feira e sábado como os feriados semanais. No "Sextou", o Catariano procura dedicar suas horas a oração e adoração ao Islã.
Com relação às noites, não existe paredão, nem bares. O anoitecer no pais é um momento de resguardo para a família. Portanto, não é aceitável marcar reuniões durante o período, ou convidar colegas de trabalho para algum encontro casual.
BEBIDAS ALCOÓLICAS
Com relação ao consumos de cervejas e destilados alcoólicos, poucos são os lugares liberados para a venda e consumo desses produtos. O turista, ou nativo que tenha interesse em "tomar uma", deve procurar bares, hotéis e resorts que são autorizados para isso. Já os moradores, os que detiverem uma licença de autorização, podem procurar as bebidas em lojas avulsas.
Na hora de consumir, procure realizar em locais fechados e longes de outra pessoas. Se beber, ou ficar bêbado em público, o turista corre o risco de sofrer repressões de nativos do pais. Segundo o documento, o melhor é não arriscar, e manter seu consumo de forma velada.
LEIA MAIS: Viatura da PM é atingida por tiros durante ronda em bairro de Salvador; policiamento é reforçado
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!