Por aí: Tour por Salvadô - Professor Bira vai a duas grandes feiras da cidade; assista aqui
"Dá para dizer que cada bairro tem sua feira, e não há supermercado que seja mais variado, colorido e tão bom para o bolso, claro"
Começa nesta segunda-feira (28/3), o projeto "Por Aí: Tour por Salvadô", realizado e exibido pela TV Aratu, afiliada do SBT na Bahia. Trata-se de uma homenagem da emissora ao aniversário de Salvador, que completa 473 anos nesta terça-feira (29).
Entre os dias 28 e 31 de março, vão ao ar quatro episódios, comandados pelo Professor Bira, também Colunista On. Nos vídeos, ele fala sobre feiras, fontes, ladeiras e museus da capital baiana de forma curiosa e didática.
O primeiro episódio conta sobre as feiras do Japão e de Sete Portas, conforme mostra o vídeo a seguir.
Texto do vídeo:
"O comércio de rua existe em qualquer canto do planeta, mas feira, assim, só mesmo em Salvador. É a tradição do interior ainda viva na capital.
Tudo com certo jeito africano, informal, iaô. Dá para dizer que cada bairro tem sua feira, e não há supermercado que seja mais variado, colorido e tão bom para o bolso, claro.
Mesmo estando na 'Feira do Japão', a pegada é outra, e não tem o jeito discreto de ser dos orientais. Aqui tem a zoada, barulho, uma muvuca organizada típica da Liberdade.
Localizado na Avenida Aline Silva, na Rua Gonçalo Coelho, a placa indica o lugar que deu o nome da Feira do Japão. Os primeiros feirantes foram imigrantes japoneses, que chegaram em 1957 vendendo frutas e verduras. O espaço é apertado, as cores são vibrantes e há muitos aromas. É lugar para vender, se encontrar e exercitar a pechincha.
E da Feira do Japão seguimos para o mercado das Sete Portas. Assim foi batizado a feira mais central de Salvador. Ganhou esse nome em 1940, quando foi inaugurada por Pinto de Aguiar, intelectual e empreendedor baiano que ajudou a desenvolver a cidade no início do Século XX. Com o tempo, a feira cresceu mais que o tamanho do prédio do antigo mercado, e as Sete Portas se abriram para os produtos do Sertão e do Recôncavo. Aqui tem azeite de dendê, carne do sol, defumador, camarão fresco, seco, folhas para tempero e também para o banho de quem abre os caminhos e crê na força dos orixás.
'Só não dá para sair daqui sem se entregar à gastronomia da feira. No cardápio não tem nada light, já vou logo avisando', diz o professor Bira.
São os sabores, sons, cheiros e cores de Salvador. Um pedaço de uma cidade que trabalha duro, mas não deixa de se divertir".
Tour por Salvadô
- 28 de março > FEIRAS DE SALVADOR: Sete Portas | Feira do Japão
- 29 de março > FONTES DE SALVADOR: Fonte Nova | Fonte de Santa Luzia
- 30 de março > LADEIRAS DE SALVADOR: Ladeira da Preguiça | Boqueirão
- 31 de março > MUSEUS: Museu da Música | Museu do Mar
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003