Curiosidades

TV "lambível" que permite experimentar comida exibida começa a ser testada no Japão

Um professor japonês criou um protótipo de tela de televisão onde, ao lamber o aparelho, você pode experimentar o Tempero do Mulek, com Alex Lopes, por exemplo.

Por Da Redação

TV "lambível" que permite experimentar comida exibida começa a ser testada no Japãoilustrativa/Pexels

Alguma vez você ja sentiu vontade de provar aquilo que era exibido na sua televisão? Um professor japonês criou um protótipo de tela de televisão onde, ao lamber um aparelho, você pode experimentar o Tempero do Mulek, com Alex Lopes, por exemplo.


O aparelho, batizado de Taste the TV (algo como "prove a TV", em tradução livre), ou TTTV, usa um carrossel de 10 tubos de sabores que emitem jatos combinados para criar o gosto de um determinado alimento. Segundo o Uol, a amostra de sabor se espalha em um filme higiênico sobre uma tela plana de TV para ser degustada pelo espectador.


O criador, Homei Miyashita, professor da Universidade Meiji, quer aumentar o nível de experiência das pessoas que assistem televisão. "O objetivo é tornar possível para as pessoas terem a experiência de algo como comer em um restaurante do outro lado do mundo, mesmo estando em casa", explicou.


Além de Miyashita, cerca de 30 estudantes ajudaram no projeto que produziu uma gama de aparelhos relacionados com sabores, como um garfo que faz a comida parecer mais saborosa. Ele disse que construiu o protótipo da TTTV sozinho ao longo do último ano e que uma versão comercial custaria o equivalente a cerca de 875 dólares, cerca de R$ 4.800, na cotação atual.


As aplicações em potencial incluem aprendizado à distância para sommeliers e cozinheiros, além de jogos e charadas de degustação. O professor informou também que está conversando com empresas sobre o uso de sua tecnologia de jatos para aplicações como um aparelho que pode espalhar um sabor de pizza ou chocolate em uma fatia de torrada.


A estudante de Meiji Yuki Hou, de 22 anos, fez uma demonstração da TTTV para os repórteres, dizendo à tela que equeria provar chocolate. Depois de algumas tentativas, uma voz automatizada repetiu o pedido e surgiram jatos com sabor, que borrifaram uma amostra em uma folha de plástico. “É como leite com achocolato”, disse ela. “É doce, como chocolate derretido”, complementou.


LEIA MAIS: Natal é mais do que ficar arrumado na sala: veja o que abre e fecha no feriado em Salvador


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.