Lauro de Freitas: muro que dividia Vilas e Buraquinho é derrubado
Lauro de Freitas: muro que dividia Vilas e Buraquinho é derrubado
Muita gente não sabe, mas havia um muro que dividia Vilas do Atlântico e Buraquinho, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Se você ficou surpreso, nem adianta "correr para ver", pois ele foi derrubado nesta quarta-feira (12/2).
A liberação do acesso entre os bairros de Buraquinho, mais precisamente no Loteamento Miragem, e o de Vilas do Atlântico, na altura da Rua Praia de Guadalupe, foi realizada hoje, com o objetivo de melhorar a mobilidade na região.
De acordo com a Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP), esta nova alternativa vai retirar das avenidas Estrada do Coco e Luís Tarquínio parte dos carros que utilizavam estas vias para acessar a Praia de Buraquinho.
O local já será liberado ao trânsito de veículos e pedestres nesta quinta-feira (13/2), após a finalização de serviços para a reconstituição de parte do asfalto, capinagem e poda de árvores. Também será instalada sinalização vertical e horizontal, e câmeras de segurança, que serão monitoradas pelo Centro Integrado de Mobilidade Urbana (CIMU). Além disso, uma operação assistida será realizada durante 60 dias, para identificar de que forma a abertura do acesso interfere no entorno.
A ação atende à recomendação do Ministério Público, emitida em 2016, após instauração de inquérito com base em denúncia da Associação de Moradores do Loteamento Miragem (AMOM). A recomendação seguia com seus efeitos suspensos por liminar judicial em favor da Sociedade Amigos do Loteamento Vilas do Atlântico (SALVA). Em sentença publicada no último dia 4 de fevereiro, o juiz Hosser Michelangelo Silva Araújo, da 1ª Vara da Fazenda Pública, Comarca de Lauro de Freitas, julgou improcedente o pedido de Interdito Proibitório, proposto pela SALVA, derrubando a liminar que impedia o cumprimento da recomendação do MP de abertura do acesso.
AUDIÊNCIA PÚBLICA
A derrubada do muro foi tema de debate em audiências públicas do Orçamento Participativo e no PDDM. No final do ano passado, a questão voltou à discussão durante a audiência dos Planos de Bairro de Vilas do Atlântico, mas os moradores foram orientados pela Salva a não participar.
A prefeitura de Lauro de Freitas já havia promovido uma audiência exclusiva sobre a questão em fevereiro de 2017 e a maioria dos presentes foi favorável à derrubada.
LEIA MAIS: DPT analisa escudo do Bope danificado em ação contra miliciano
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.