Museu de Arte Sacra se torna espaço de meditação nesta sexta-feira
Museu de Arte Sacra se torna espaço de meditação nesta sexta-feira
Já visitou o Museu de Arte Sacra? Então, na próxima sexta-feira (27), será uma ótima oportunidade para conhecer este espaço belíssimo, contemplar seu acervo de peças raras e ainda experimentar momentos de meditação diante deste cenário de riqueza histórica e artística incomparável. É o projeto ?Por um mundo de Paz? que chega mais uma vez ao Museu, a partir das 17h. A abertura do programa foi realizada neste espaço, durante primeira edição do evento.
Meditação e Museu: tudo a ver! Poder desfrutar momentos de quietude neste ambiente, que se torna propício devido a sua atmosfera silenciosa e religiosa, proporcionará aos participantes um momento único. A própria prática da fruição das obras expostas no interior dos espaços expositivos é um convite à contemplação do pôr-do-sol e do mar à frente.
O mais antigo museu do Estado, fundado em 1918, ocupa hoje o Solar dos Cerqueira Lima. Ele se destaca por conter em seu acervo mobiliários, pinturas, porcelanas orientais e europeias, esculturas, imagens sacras e pratarias. O Museu de Arte Sacra fica localizado à Rua do Sodré, 276 ? Centro, e funciona de segunda a sexta, das 11h30 às 17h. Os ingressos para visitar o acervo custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia), porém, o acesso à meditação é gratuito.
Qualquer pessoa pode participar independente de idade, gênero e credo. “Esse projeto permite que as pessoas, ao fim da tarde, possam freiar os passos no meio da movimentação urbana para contemplar a natureza (paisagem) e a natureza humana”, reflete Isaías Vasconcelos, subcoordenador de Educação Formal da SECIS – Secretaria Cidade Sustentável e apoiador do projeto. A prática constante da meditação promove bem estar, harmonia e nos ajuda a lidar melhor com as emoções e com as situações adversas do cotidiano.
Sobre a Brahma Kumaris
Formada por uma rede de indivíduos de todas as idades e formações, oferece atividades organizadas em mais de 8.500 centros de meditação Raja Yoga, localizados em 110 países. O conhecimento estudado nutre respeito por todas as tradições religiosas e explica, de modo coerente, a natureza da alma, Deus, o tempo e o karma, além de delinear um estilo de vida que incentiva a consideração por todas as formas de vida.
Na Brahma Kumaris é praticada e ensinada uma forma de meditação que relaxa a mente e promove um equilíbrio saudável entre os mundos interno e externo do indivíduo. Mediante o estabelecimento de parcerias e de prestação de serviços à comunidade, a Brahma Kumaris busca promover a compreensão espiritual, a liderança com integridade e ações elevadas para a construção de um mundo melhor.
Essa ação conta com o apoio do projeto Avenida Sete ? Território Empreendedor (SEMOP, Fundação Gregório de Matos, Fundação Mário Leal, SEBRAE e outros orgãos congregam esse projeto), da Secretaria Cidade Sustentável ? SECIS, da Guarda Municipal e realização da Organização Brahma Kumaris.
?Serviço:
O quê: Projeto ‘Por um mundo de paz’ ? Encontros de meditação ao pôr-do-sol
Quando: 27 de fevereiro (sexta-feira)
Horas: A partir das 17h
Onde: Museu de Arte Sacra