Cultura

“Já nasci uma feminista porque vim de uma mulher batalhadora e guerreira”, diz Valesca Popozuda

“Já nasci uma feminista porque vim de uma mulher batalhadora e guerreira”, diz Valesca Popozuda

Por Da Redação

“Já nasci uma feminista porque vim de uma mulher batalhadora e guerreira”, diz Valesca PopozudaDivulgação

Desde a época que integrava o grupo Gaiola das Popozudas, Valesca Popozuda se destaca no cenário nacional pelas letras de suas canções. Se antes a funkeira cantava sobre sexo e liberdade sexual da mulher, principalmente as das periferias, hoje as palavras da vez em suas canções é o empoderamento feminino e sororidade. Apesar das épocas distintas da carreira, ela garante que sempre foi uma só.


Lançando a música “Tô Solteira De Novo”, Valesca foi uma das grandes atrações da 16ª Parada do Orgulho LGBTI, em Salvador, que aconteceu na tarde do último domingo (10/9). A nova música de trabalho reflete o momento que a artista vive atualmente, celebrando a solteirice, após o término do relacionamento com o empresário Diógenes David. “Eu estou solteira mesmo, não é marketing. Eu não tenho ninguém, mas não é porque eu estou solteira que eu vou pegar todo mundo. Acima de tudo é estar bem com você mesma”, afirma.


FEMINISMO 


Cantando funk do proibidão as versões mais light, o corpo, a sexualidade e a autoestima da mulher foram ingredientes que conduziram os 17 anos de carreira de Valesca. Nascida no Irajá, bairro da zona norte da capital fluminense, a funkeira ressalta a importância das mulheres em sua vida e a tendência que direcionou o seu trabalho para as questões do empoderamento feminino, desde a sua mãe, principal referência da cantora. “Minha mãe fez de tudo por mim, eu cresci com isso. Vi toda a dificuldade que ela passava por morar com uma pessoa e não gostar, mas só continuar com ela para me dar um teto. Depois de Beijinho no Ombro as pessoas começaram a enxergar mais a minha luta pelas mulheres”.


A busca por igualdade entre os gêneros passam por problemas como o machismo e a misoginia que determinam os papéis que o homem e a mulher se encaixam. Sempre polêmica, Valesca garante não ter problema com as referências sexuais em suas letras. “A feminista não pode falar de sexo? E qual o problema da gente querer dançar, mostrar a barriga? Estamos buscando por igualdade, todas nós queremos sensualizar sim e queremos respeito”, ressalta.


NOVIDADES


Para o futuro, Valesca garante muitas novidades. Entre elas, a gravação da nova música de trabalho, a gravação de um DVD e vontade de fechar de vez uma parceria com Claudia Leitte. As duas já lançaram uma música juntas, porém por conta da agenda não houve lançamento de clipe. “A previsão é lançar o clipe [Tô Solteira De Novo] no começo de Outubro, próximo ao meu aniversário. Um presente que eu estou me dando e dando para os meus popofãs. Já tenho várias músicas selecionadas para o DVD, entro em estúdio logo depois pra dar voz as canções”.



LEIA MAIS: MÚSICA: Rafael Cortez sonha que está casando com Lore Improta em novo clipe de Safadão; Confira


LEIA MAIS: DE BACH AO FUNK: Orquestra Sinfônica da Bahia chega aos 35 anos homenageando Bach e MC Fiotti


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos na página facebook.com/aratuonline e também pelo youtube.com/televisaoaratu.


*Publicada originalmente às 23h04 (11/9)


 


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.