HERANÇAS DOS ARRAIÁS: Quadrilhas juninas traz público ‘de outros Carnavais’ na primeira noite da festa
HERANÇAS DOS ARRAIÁS: Quadrilhas juninas traz público ‘de outros Carnavais’ na primeira noite da festa
Está sendo um verdadeiro balancê esse Arraiá do Galinho! O público que tem marcado presença neste primeiro dia do evento, que já atravessou a madrugada desta sexta-feira (3/6), tem apreciado as belas apresentações das quadrilhas juninas. Coloridos, animados e com coreografias marcantes, os tradicionais grupos de dança nordestina estão entre os principais destaques da festa.
Até o próximo domingo (5/6), serão um total de sete quadrilhas se apresentando por dia no Arraiá. Presentes desde o início do evento, elas são, sem dúvidas, as principais “concorrentes” das atrações que fazem a festa no palco principal. Na plateia, um público misto, formado por crianças e adultos, assistem com olhos vidrados cada movimento das extravagantes quadrilhas.
Dona Lúcia, de 59 anos, é uma dessas pessoas hipnotizadas. “Há mais de oito anos que eu venho ver as apresentações das quadrilhas”, diz a senhora, que ainda faz um pedido: “essa tradição tem que continuar sempre no Arraiá do Galinho”.
Do outro lado da pista, Vânia Elizia, de 37 anos, vibrava durante a apresentação da Quadrilha Risca Faca, que encenou o tema “Xica da Silva – A escrava que virou rainha”. O motivo? Esse é muito especial. “É a segunda vez que venho assistir, essa de uma maneira especial porque a Risca Faca é da minha cidade, Inhambupe-Bahia”, revela visivelmente orgulhosa.
Consciente de que as quadrilhas juninas são verdadeiras heranças nordestina, Vânia reforça o valor dessas manifestações regionais em forma de dança. “Eu acho de extrema importância que se mantenha essa cultura da quadrilha porque fortalece a cultura nordestina. Apesar, que a quadrilha não veio do Nordeste, mas foi aqui que ela se procriou. Representa os festejos juninos”.
Confira um trecho da apresentação da Quadrilha Risca Faca: