Fiscais apreendem cervejas de outras marcas em restaurantes na Barra; empresários e clientes reclamam
Fiscais apreendem cervejas de outras marcas em restaurantes na Barra; empresários e clientes reclamam
Pelo quarto ano consecutivo, a cervejaria Ambev patrocina o Carnaval de Salvador e, em contrapartida, só é permitida a comercialização de bebidas da marca no circuito da folia. Donos de supermercadores e bares da região reclamam da medida.
Nesta sexta-feira (21/2), agentes da Prefeitura estiveram no inicio do Circuito Dodô, no bairro da Barra, fiscalizando os comércios da região e apreendendo as bebidas de outras empresas. A redação do Aratu On tentou entrar em contato com os donos que tiveram materias apreendidos, mas eles não toparam falar com medo de sofrerem alguma represália dos agentes e perderem a licença de venda.
No Armazém Porreta, localizado na Avenida Marquês de Leão, há a venda tanto de cervejas Skol, da Ambev, como Heinneken, da concorrência. Viviane Lemos Pinheiro, de 36 anos, dona do estabelecimento, contou que teve alguns problemas com a fiscalização.
"Aqui na frente a gente tinha uma caixa da Heinneken, por exemplo, e eles mandaram tirar, disseram que tinha de ser da porta pra dentro. A gente tirou. Ai chegarama aqui e falaram que não podia ser na latinha da Heinneken, que era pra gente vender o copo, o que estamos fazendo", conta ela.
Viviane relatou ainda que os clientes têm reclamado da medida, já que a cerveja em copo plástico esquenta mais rápido que na lata. Além disso, a latinha da cerveja Skol custa R$3, enquanto a Heinneken custa o dobro.
Para a empresária, a norma deveria valer apenas para os vendedores ambulantes, com venda permitidas aos estabelecimentos fixos. "A gente tem licença para bar, restaurante e mini mercado", explica.
Um dos clientes dela é Ricardo Pereira, de 52 anos. Ele já tinha comprado cerveja no local no dia anterior e, sabendo que teria de outras marcas, voltou ao estabelecimento. "O circuito do carnaval hoje é comandado por uma cervejaria e pra você achar outra bebida que você goste, é complicado, só em lugares privados", desabafou.