Exposição “Há Risco” entra em cartaz na Caixa Cultural
Exposição “Há Risco” entra em cartaz na Caixa Cultural
A Caixa Cultural Salvador inaugura no dia 26 de maio, às 19h, a exposição ?Há Risco?, composta por trabalhos gráficos do artista Zé de Rocha. Na mostra, os múltiplos significados da palavra ?risco? são tratados como fio condutor para a apresentação dos trabalhos gráficos. As obras podem ser apreciadas gratuitamente de 26 de maio a 12 de julho, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h.
Os trabalhos de Zé de Rocha apresentam processos artísticos inusitados e diferentes técnicas e suportes, divididos em três momentos: o traço apurado do carvão, o traçar arriscado com a utilização de uma espada (fogos de artifício), e o risco como catalisador de um novo traço. Ao todo a mostra reúne dez trabalhos bidimensionais em grandes formatos e um vídeo que apresenta a construção de uma obra artística.
?O risco é o princípio criador do meu trabalho gráfico e se configura como estratégia numa tomada de posição, que muitas vezes, leva a imagem a dialogar com o material com o qual foi construída?, explica Zé de Rocha.
Os materiais utilizados para a composição possuem características que os associam às imagens criadas. Exemplo disto é a utilização de carvão na elaboração de desenhos que representam automóveis carbonizados.
Zé de Rocha também busca propor ao visitante uma experiência estética a partir do fascínio exercido pelo perigo. Ele considera que a convivência com o risco é um fator inerente a toda atividade humana.
O artista
Artista visual e músico nascido em Cruz das Almas, no Recôncavo baiano, Zé de Rocha estudou Artes Plásticas na Universidade Federal da Bahia, onde fez mestrado em processos criativos. Sua pesquisa artística possui como ponto primordial as imagens que discutem a violência urbana e cotidiana. O risco é seu princípio de criação, partindo da polissemia desta palavra na Língua Portuguesa, em suas acepções de ?traço feito numa superfície? e de ?possibilidade de passar por perigo?.
Ganhador do Grande Prêmio da IX edição da Bienal do Recôncavo, promovida pelo Centro Cultural Dannemann, em novembro de 2008, Zé de Rocha foi contemplado com uma estadia de quatro meses em Milão (Itália) a convite do professor e crítico de arte italiano Antonio d?Avossa, da Accademia di Belle Arti di Brera.
O artista possui experiência significativa na área de artes visuais, com participações e premiações em diversas mostras na Bahia. Atualmente, é professor de desenho na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e atua entre as cidades de Salvador (BA) e Petrolina (PE).
Serviço:
Exposição: ?Há Risco? ? Zé de Rocha
Abertura: 26 de maio, às 19h
Período: 26 de maio a 12 de julho (de terça-feira a domingo)
Horário: 9 às 18h
Local: Caixa Cultural Salvador ? Rua Carlos Gomes, 57, Centro ? Salvador
Entrada Franca
Informações: (71) 3421-4200
Classificação indicativa: Livre