Espetáculo performático Cidade Cega segue em cartaz em Salvador
Espetáculo performático Cidade Cega segue em cartaz em Salvador
O espetáculo performático Cidade Cega segue em cartaz até o próximo dia 26. A proposta é que o público, que também participa da peça, possa perceber a cidade além do sentido da visão e ampliar, com isso, a sensorialidade sobre a cidade. O que resta da cidade sem a visão? Cheiros, sabores, tato, audição e um elemento extra: a confiança. ?Queremos conquistar a confiança dos participantes da performance, pois durante a vivência eles estarão com olhos vendados e serão guiados por nós. Só vai sentir quem se permitir?, alerta Carlos Alberto Ferreira, encenador que idealizou a performance teatral a partir de sua pesquisa de doutorado na Escola de Teatro da UFBA.
Na condução do espetáculo estão cinco atores do grupo de teatro Noz Cegos, formado por deficientes visuais, além de uma atriz vidente, Milena Flick. A experiência de participar do espetáculo performático é gratuita, a cada exibição são disponibilizadas 20 vagas, 10 para inscritos presenciais e a outra metade para inscritos na plataforma do blog cidadecega.blogspot.com.br. As pessoas que não se sentirem à vontade para participar poderão acompanhar o espetáculo nos horários mencionados.
?O espetáculo se propõe a pensar a cegueira de uma forma amplificada e poética. É cego aquele que não ver ou é cego aquele que se recusa a enxergar uma pessoa ao lado e ignorar a realidade? O que é de fato o resultado de uma cegueira??, questiona Carlos Alberto. O texto é inspirado nas obras literárias Ensaio sobre a Cegueira de José Saramago, e a peças Os cegos, de Michel de Ghelderode e Maurice Maeterlinck, sendo estas responsáveis por criar uma dramaturgia em que atores e público constroem conjuntamente uma intervenção urbana no Centro de Salvador.
As narrativas são conduzidas por atores/performers que vão guiar e estimular os participantes (que estarão com os olhos vendados) a vivenciar e construir uma experiência a partir da ampliação dos demais sentidos, para além da visão, construindo um sentido metafórico da cidade, onde as emoções e sessões do público também serão também elementos dramatúrgicos do espetáculo.
Serviço:
O que: Cidade Cega
Quando: até 26 de julho
24 e 26/julho sextas e domingos, às 19h (inscritos devem chegar às 18h) e 25/julho sessões extras às 18h e 20h nos sábados (os inscritos devem chegar uma hora antes)
Onde: Praça do Campo Grande, Salvador
Quanto: Gratuito (inscrições presenciais ou prévias através do blog cidadecega.blogspot.com.br)