Cultura

Dançar forró pode ser uma ótima maneira de entrar forma. Veja como!

Dançar forró pode ser uma ótima maneira de entrar forma. Veja como!

Por Da Redação

O São João já está chegando e o forró será o ritmo mais ouvido e dançado durante a maioria das festas espalhadas por toda a Bahia. E para quem quer entrar no clima, as aulas de forró estão ainda mais disputadas nessa reta final para a maior festa regional do Brasil. Confira abaixo uma entrevista com o educador físico e professor de forró da Academia Infinity, Yurig de Oliveira que conta um pouquinho mais sobre as aulas Essa pode ser uma boa atividade para queimar calorias e manter a forma.


1- Quais os principais motivos que levam a procura pela aula de forró?


As pessoas procuram o forró por vários motivos. O primeiro motivo é o gostar, as pessoas gostam do ritmo e não querem ficar paradas nas festas ou em qualquer outro lugar em que esteja tocando forró. Há quem procure o forró apenas como distração ou um hobby mesmo. Mas há aqueles que querem aprender mais do que o básico, é comum chegarem alunos, principalmente os homens, dizendo que querem aprender os giros e os passos mais elaborados, porque viram alguém dançando e gostaram muito.


2- É um tipo de aula que queima muitas calorias? Em média quanto?


Claro! Em qualquer atividade física há a queima de calorias. Com o forró não é diferente, pois exige muita movimentação dos membros inferiores e superiores, além da cintura e abdômen. Dependendo de fatores como: a variação do forró (o forró estilizado é mais agitado e por isso gasta mais do que o tradicional), nível do forrozeiro (o que interfere na intensidade) e duração, pode haver ai uma queima considerável, em média 400 a 500 calorias.


3- Existe um perfil de pessoa que procura esse tipo de aula?


Não. No forró sempre há pessoas de todos os tipos, jovens e idosos, homens e mulheres, até crianças são adeptas do forró. Sem preconceitos ou coisas do tipo, quem é mais tímido acaba se soltando, pelo fato de ter que abraçar alguém desconhecido e quem é mais extrovertido ai já viu. Todo mundo gosta de forró.


4- Qual o tipo de aluno mais frequente? Aquele que não sabe dançar e quer aprender ou aquele que vai apenas aprimorar?


Eu vejo ai uma igualdade, em todas as aulas sempre há alunos avançados e iniciantes. O que pode interferir nisso talvez seja o lugar. Exemplo, em Salvador existem vários grupos de forró onde você pode ver muitos alunos avançados que estão ali para aprimorar seus passos, mas também há os iniciantes, porém, nas academias, que estão cada vez mais adeptas das danças, o mais comum é vermos alunos iniciantes.


5- O forró possui muitas variações, qual a mais fácil e a mais difícil para aprender?


O que muda nessas variações são os instrumentos usados, mas a forma de dançar é geralmente a mesma, mudando apenas o ritmo e a intensidade dos movimentos. O tradicional pé-de-serra pode ser considerado como mais fácil, por ser mais lento e o estilizado, por ser mais movimentado, às vezes é mais difícil.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.