Ballet do Teatro Castro Alves estreia espetáculo "Viramundo" em homenagem aos 80 anos de Gilberto Gil
Todo o elenco do BTCA está em cena, ressoando as danças que Gilberto Gil, em sua figura e em sua produção, desperta em seus corpos.
Gilberto Gil completou 80 anos neste domingo (26/6). Em comemoração ao seu aniversário, o Ballet do Teatro Castro Alves (BTCA), corpo artístico mantido pelo Teatro Castro Alves (TCA); Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA) irão promover uma homenagem ao baiano, com o espetáculo "Viramundo", nome este que homenageia uma das canções do artista.
Todo o elenco do BTCA está em cena, ressoando as danças que Gilberto Gil, em sua figura e em sua produção, desperta em seus corpos. Um roteiro musical dançado – ou um roteiro de dança musicada – nasce do acordo criativo entre Duda e Ubiratan. Na conexão entre ancestralidade e futuro, raízes e profecias, sertão e litoral, ecologias e tecnologias, despontam a diversidade, a atemporalidade e a generosidade.
“Mais do que transformar a obra de Gil em dança, a ideia foi de apropriar a musicalidade de Gil e produzi-la com o corpo. Achar essa dança Gil, esse corpo Brasil, que é futurista, que é ciência, que é sertão, que é Tropicália, que é fala, que é protesto, todos esses elementos que estão muito fortes no caminho que Gil traçou. Essa foi a grande aventura: trazer uma assinatura de cada corpo dançante a partir da pesquisa da musicalidade e do conteúdo desse ícone, esse rei”, introduz Duda Maia, que conduziu uma verdadeira imersão com o BTCA durante dois meses de processo criativo.
“O BTCA é feito de tantos corpos, com tantas histórias, tanta diversidade, com cores diferentes, idades diferentes, isso é muito rico. Como, dentro deste coletivo, procurar as assinaturas? Uma linguagem que abrace o coletivo, mas que veja cada pessoa? Como usar da técnica, vigor e experiência de cada um com a sofisticação desta pesquisa, mas com simplicidade? Perseguimos uma obra essencialmente brasileira, e a textura, a qualidade de movimento, quer trazer o espectador para dentro da cena – seja porque se identifica ou porque tem vontade, traz uma lembrança, dá aconchego. Diminuímos a distância entre quem vê e quem está no palco. É uma homenagem, uma celebração. Que seja uma linda festa de aniversário!”, completa a diretora.
SERVIÇO
VIRAMUNDO
Quando: 1, 2 e 3 de julho de 2022, sexta e sábado 21h; domingo 20h
Recepção da camerata Quarteto Novo da OSBA: 2 de julho, 20h30; 3 de julho, 19h30
Onde: Sala Principal do Teatro Castro Alves
Quanto: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), filas A a Z11
Classificação indicativa: 12 anos
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!