Audiodescrição passa a ser oferecido nas exposições da Caixa Cultural; medida ajuda deficientes visuais
A audiodescrição é um recurso que traduz imagens em palavras, permitindo que pessoas com deficiência visual ou com baixa visão consigam compreender conteúdos audiovisuais ou imagens estáticas.
Estão em cartaz na Caixa Cultural Salvador, localizada na Av. Carlos Gomes, as exposições “Metade Paisagem, Metade Poesia” e “Emilianas: Um Conto de Réis”. O detalhe para o serviço é o recurso de audiodescrição em ambas as exposições.
A audiodescrição é um recurso que traduz imagens em palavras, permitindo que pessoas com deficiência visual ou com baixa visão consigam compreender conteúdos audiovisuais ou imagens estáticas, como filmes, fotografias, peças de teatro, entre outros.
A exposição “Metade Paisagem, Metade Poesia”, faz uma homenagem a Salvador, através de obras de arte e poesias que retratam paisagens urbanas, praias, religiosidade e a relação dos soteropolitanos com a cidade.
Já a exposição “Emilianas: Um Conto de Réis”, foi construída a partir de pesquisa sobre a presença feminina no conjunto de obras e documentos bancários do Acervo Caixa. As obras que integram a exposição testemunham o início e a evolução da atividade bancária da emresa, traçando um paralelo com a existência de mulheres que confiaram na instituição e ali depositaram seus recursos.
Para utilizar a ferramenta nas exposições, basta posicionar a câmera do aparelho celular no QR Code que fica ao lado das obras e a descrição poderá ser ouvida.
Segundo Patrícia Braile (autora do Projeto #PraCegoVer e do Manual do Ledor na Perspectiva da Audiodescrição, consultora da UNESCO no Projeto Livro Acessível/Mecdaisy, coordenadora da Educação Inclusiva no Estado da Bahia), “a audiodescrição é a forma com que a pessoa com deficiência visual tem de apreciar uma imagem, por isso é importante investir nessa ferramenta e ampliar as possibilidades de acesso a todos os públicos”.
Para a visitante Ane Oliviera, de 30 anos, massoterapeuta, que possui deficiência visual, comentou sobre a sua percepção utilizando a ferramenta. “Para mim, que tenho baixa visão, foi uma experiência única e incrível poder ter acesso às exposições com o auxílio de mediadores e podendo ter acesso ao recurso da audiodescrição”.
SERVIÇO
Exposições "Metade Paisagem, Metade Poesia” e “Emilianas: Um Conto de Réis" com serviço de audiodescrição
Onde: CAIXA Cultural Salvador, Rua Carlos Gomes, nº 57, Centro, Salvador
Quando: De terça a domingo, das 9h às 18h, até 29 de maio de 2022;
Quanto: Entrada franca.
Acesso para pessoas com deficiência
Informações: (71) 3421-4200
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!