Cultura

Audiodescrição passa a ser oferecido nas exposições da Caixa Cultural; medida ajuda deficientes visuais

A audiodescrição é um recurso que traduz imagens em palavras, permitindo que pessoas com deficiência visual ou com baixa visão consigam compreender conteúdos audiovisuais ou imagens estáticas.

Por Da Redação

Audiodescrição passa a ser oferecido nas exposições da Caixa Cultural; medida ajuda deficientes visuaisCréditos da foto: divulgação/Caixa

Estão em cartaz na Caixa Cultural Salvador, localizada na Av. Carlos Gomes, as exposições “Metade Paisagem, Metade Poesia” e “Emilianas: Um Conto de Réis”. O detalhe para o serviço é o recurso de audiodescrição em ambas as exposições.


A audiodescrição é um recurso que traduz imagens em palavras, permitindo que pessoas com deficiência visual ou com baixa visão consigam compreender conteúdos audiovisuais ou imagens estáticas, como fi­lmes, fotografi­as, peças de teatro, entre outros.


A exposição “Metade Paisagem, Metade Poesia”, faz uma homenagem a Salvador, através de obras de arte e poesias que retratam paisagens urbanas, praias, religiosidade e a relação dos soteropolitanos com a cidade.


Já a exposição “Emilianas: Um Conto de Réis”, foi construída a partir de pesquisa sobre a presença feminina no conjunto de obras e documentos bancários do Acervo Caixa. As obras que integram a exposição testemunham o início e a evolução da atividade bancária da emresa, traçando um paralelo com a existência de mulheres que confiaram na instituição e ali depositaram seus recursos.


Para utilizar a ferramenta nas exposições, basta posicionar a câmera do aparelho celular no QR Code que fica ao lado das obras e a descrição poderá ser ouvida.


Segundo Patrícia Braile (autora do Projeto #PraCegoVer e do Manual do Ledor na Perspectiva da Audiodescrição, consultora da UNESCO no Projeto Livro Acessível/Mecdaisy, coordenadora da Educação Inclusiva no Estado da Bahia), “a audiodescrição é a forma com que a pessoa com deficiência visual tem de apreciar uma imagem, por isso é importante investir nessa ferramenta e ampliar as possibilidades de acesso a todos os públicos”.


Para a visitante Ane Oliviera, de 30 anos, massoterapeuta, que possui deficiência visual, comentou sobre a sua percepção utilizando a ferramenta. “Para mim, que tenho baixa visão, foi uma experiência única e incrível poder ter acesso às exposições com o auxílio de mediadores e podendo ter acesso ao recurso da audiodescrição”.



SERVIÇO


Exposições "Metade Paisagem, Metade Poesia” e “Emilianas: Um Conto de Réis" com serviço de audiodescrição


Onde: CAIXA Cultural Salvador, Rua Carlos Gomes, nº 57, Centro, Salvador


Quando: De terça a domingo, das 9h às 18h, até 29 de maio de 2022;


Quanto: Entrada franca.


Acesso para pessoas com deficiência


Informações: (71) 3421-4200


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos! 


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.